A Guarda Nacional Republicana (GNR) de Tarouca (Viseu) retirou uma criança de dois anos aos pais, tendo-a encontrado em casa, "sem qualquer cuidado", junto a material usado para consumo de drogas.
Em comunicado, a GNR conta que atuou na sequência de uma denúncia da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Tarouca a dar conta de que uma criança de dois anos não teria comparecido na creche.
Os militares deslocaram-se para a residência dos progenitores para averiguarem qual o motivo desta situação.
Ao lá chegarem, "depararam-se com a porta da residência aberta e chamaram os proprietários, não obtendo qualquer resposta".
Ao aproximarem-se da entrada da habitação, relata a autoridade, os militares "depararam-se com um ambiente de condições precárias de higiene e visualizaram diverso material utilizado para o consumo de produtos estupefacientes".
E era nesse ambiente que a criança se encontrava, "negligenciada sem qualquer cuidado ou atenção", descreve a GNR.
No decorrer das diligências policiais, foi efetuada uma busca domiciliária tendo sido aprendidas 13 doses de haxixe pelo que o pai da criança, um homem de 23 anos, foi detido.
A criança foi retirada da residência e entregue aos cuidados dos avós com devida a supervisão da CPCJ de Tarouca, adianta a GNR.
O detido foi constituído arguido, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Lamego.
Leia Também: Poste cai em escola de Arouca e fere quatro crianças