Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Laboratório de escala nanométrica de Elvira Fortunato será ampliado

O laboratório onde a cientista Elvira Fortunato e equipa trabalham na caracterização e fabrico de materiais à escala nanométrica, com aplicação na eletrónica ou na indústria farmacêutica, vai ser ampliado com um novo edifício, que estará pronto até dezembro.

Laboratório de escala nanométrica de Elvira Fortunato será ampliado
Notícias ao Minuto

07:10 - 13/04/21 por Lusa

País Ciência

A informação foi avançada à Lusa por Elvira Fortunato, que dirige o Centro de Investigação de Materiais, no 'campus' do Monte de Caparica, em Almada, da Universidade Nova de Lisboa, da qual é vice-reitora.

O novo edifício vai ligar, na prática, dois outros já existentes por onde se reparte o funcionamento do laboratório.

Com esta "expansão", Elvira Fortunato, "mãe" do 'papel eletrónico', pretende que o Nanova - Laboratório de Nanocaracterização e Materiais Avançados, único no género na região de Lisboa e Vale do Tejo, seja "uma referência internacional".

A "primeira pedra" da obra, já iniciada, e que a docente espera estar pronta até ao fim do ano, será lançada na quarta-feira, numa cerimónia com a presença prevista dos ministros da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Manuel Heitor, e da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

O novo edifício, e parte do respetivo equipamento, representa um investimento de cerca de três milhões de euros, suportado em 40 por cento pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo e no restante pela universidade.

Equipado com tecnologia de ponta, incluindo microscopia eletrónica, o laboratório permite caracterizar e fabricar materiais à escala nanométrica, como compósitos ou biomateriais, com aplicação na indústria automóvel, aeroespacial e farmacêutica ou na eletrónica, exemplificou Elvira Fortunato.

Além de fornecer serviços para empresas e fazer investigação, o Nanova é um espaço de apoio à aprendizagem de alunos, adiantou.

Leia Também: Elvira Fortunato distinguida com o Prémio Mundial de Engenharia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório