Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

"Governo quer fazer de mim um polícia e um denunciante"

Na habitual coluna de opinião que assina no jornal Público, Vasco Pulido Valente escreve este domingo sobre o já famoso sorteio ‘Fatura da Sorte’ que classifica de “ideia tenebrosa, vexatória, indigna, excessivamente parecida com episódios conhecidos da Ditadura”. O escritor afirma que “nunca” pensou ser polícia mas é isso que “agora o Governo” quer que seja: “um polícia (ainda por cima à paisana) e também um denunciante”.

"Governo quer fazer de mim um polícia e um denunciante"
Notícias ao Minuto

07:46 - 09/02/14 por Ana Lemos

País Vasco Pulido Valente

‘Abjeção’ é o título do artigo que, este domingo, o ensaísta e escritor Vasco Pulido Valente assina, como habitualmente, no jornal Público e no qual comenta o sorteio ‘Fatura da Sorte’, que o Governo tem em preparação como forma de combate à economia paralela e incentivo à responsabilidade fiscal dos contribuintes.

“Nunca pensei em ser polícia. Agora, o Governo quer fazer de mim um polícia (ainda por cima à paisana) e também um denunciante”, afirma Vasco Pulido Valente, esclarecendo que em causa está o prémio concedido pelo Executivo ao “’bom cidadão’”.

“Quem pedir fatura a quem lhe vende um café, um bife ou um casaco chega ao fim do ano com um molho de bilhetes de lotaria para o sorteio de um carro ‘topo de gama’, que o Governo oferece ao ‘bom cidadão’”, descreve, sublinhando que “isto permite ao Ministério das Finanças comparar o volume de negócios declarado de qualquer restaurante ou de qualquer loja com a documentação que lhe entregou a classe média”.

Uma “classe média” que vai “à procura de um Audi ou de um Mercedes, que a faça brilhar na vizinhança e espicace a sempre viva inveja da família e amigos”.

“O Estado transforma assim, com habilidade e subtileza, os portugueses numa corporação de espionagem encarregada de se espiar a si mesma, sem gastar mais do que um carro apreendido a um criminoso ou contrabandista”, escreve.

Ao mesmo tempo, “vivendo perto da falência, o comércio e a restauração tendem a subtrair uma fatura ou outra à tosquia fiscal a que estão submetidos”.

Vasco Pulido Valente destaca que em “Espanha acha que o estratagema é ‘pitoresco’”, ele defende que classifica a ideia de “tenebrosa: vexatória, indigna, irresponsável, excessivamente parecida com episódios conhecidos da Ditadura e dos regimes que ela imitava e venerava”.

Por tudo isto, conclui: "A sociedade portuguesa avançou um novo passo para a abjeção".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório