Governo aprova estratégia nacional anticorrupção 2020-2024

O "combate à corrupção e à fraude é essencial ao reforço da qualidade da democracia e à plena realização do Estado de Direito", realça o Executivo.

van dunem

© Getty Images

Notícias ao Minuto
18/03/2021 16:03 ‧ 18/03/2021 por Notícias ao Minuto

País

Corrupção

O Governo aprovou esta quinta-feira,  em Conselho de Ministros, a estratégia nacional anticorrupção 2020-2024.

Sublinhando ser um "objetivo prioritário" do Governo, o Executivo defende que "o combate à corrupção e à fraude é essencial ao reforço da qualidade da democracia e à plena realização do Estado de Direito", assegurando "uma efetiva igualdade de oportunidades, promovendo maior justiça social, favorecendo o crescimento económico, robustecendo as finanças públicas e aumentando o nível de confiança dos cidadãos nas instituições democráticas". 

Desta forma, acrescenta o Governo no comunicado do Conselho de Ministros, a estratégia agora aprovada "identifica prioridades e prevê um conjunto de ações, articuladas e integradas, tendentes a permitir ao Estado agir a montante do fenómeno", reduzindo assim a necessidade de reação penal.

Como? "Formando cidadãos, melhorando a capacidade de resposta da administração e os mecanismos de transparência na ação pública, ativando mecanismos de identificação precoce de riscos de fraude e corrupção, prevenindo a gestação de contextos geradores de práticas corruptivas", pode ler-se ainda no comunicado. 

A estratégia nacional anticorrupção tinha sido anunciada no início de setembro pelo Ministério da Justiça e esteve entretanto em consulta pública, passando agora para o processo legislativo.

Na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, a ministra Francisca Van Dunem referiu que a estratégia "pretende construir um modelo integrado de ação" e ser um sistema que seja capaz "de medir os efeitos de medidas que já tinham sido tomadas sobre o próprio fenómeno" da corrupção.

Segundo o Governo, a "dimensão da prevenção" desenhada para a estratégia era a que "tinha potencialidades".

Leia Também: Maior parte das participações sobre corrupção são arquivadas, diz ANMP

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas