Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Parlamento vai ouvir 40 associações da Cultura sobre medidas para o setor

Os deputados da Assembleia da República aprovaram hoje a audição, com caráter de urgência, a pedido do PSD, de 40 entidades representativas do setor da Cultura sobre as respostas e medidas destinadas a proteger o setor cultural e criativo.

Parlamento vai ouvir 40 associações da Cultura sobre medidas para o setor
Notícias ao Minuto

19:15 - 09/03/21 por Lusa

País Cultura

De acordo com fonte da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação, o requerimento do PSD foi aprovado com a abstenção do PS e do Bloco de Esquerda, e os votos a favor dos restantes grupos parlamentares.

No requerimento, que deu entrada no parlamento em 02 de março, os sociais-democratas propõem um "calendário urgente de audições na área da Cultura", que inclui associações de promotores de festivais e eventos, de editores e livreiros, de técnicos e produtores, de músicos, de realizadores, de museus, de dança e até da Federação Portuguesa de Tauromaquia, numa lista de 40 entidades.

"Não é possível fazer e construir propostas para o setor sem ouvir as pessoas", defendeu na altura o deputado do PSD Paulo Rios de Oliveira, em conferência de imprensa, dizendo que o partido quer ouvir as várias ideias e avaliar se são "viáveis" e enquadráveis no Plano de Recuperação e Resiliência, como reclamam muitos agentes culturais.

Na lista de 40 entidades que serão ouvidas estão associações e grupos informais, como a Associação Espetáculo - Agentes e Promotores Portugueses (AEAPP) e a Ação Cooperativista, que foram criados já em contexto de pandemia da covid-19.

A paralisação da Cultura começou na segunda semana de março de 2020, depressa se estendeu a todas as áreas e, no final desse ano, entre "plano de desconfinamento" e novos estados de emergência, o setor somava perdas superiores a 70% em relação a 2019.

Este ano, em 15 de janeiro, todos os equipamentos culturais voltaram a fechar, no âmbito das medidas decretadas pelo Governo para conter a pandemia da covid-19.

Leia Também: Paula Rego participa em exposição com artistas de 34 países

Recomendados para si

;
Campo obrigatório