Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

DGS. As dez recomendações para uma alimentação saudável na gravidez

Direção-Geral da Saúde fez uma publicação onde ajuda as grávidas e os seus familiares acerca da alimentação que estas mulheres devem seguir.

DGS. As dez recomendações para uma alimentação saudável na gravidez
Notícias ao Minuto

21:29 - 04/03/21 por Notícias ao Minuto

País Gravidez

Se está grávida ou tem consigo alguém em 'estado de graça', fique a saber que, esta quinta-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS) deixou, através das redes sociais, dez recomendações para uma alimentação saudável e segura durante este período.

Para começar, é indicado que deve "manter um peso adequado". "Mantenha uma alimentação ajustada às suas necessidades nutricionais e aliada à prática de atividade física", recomenda a DGS, acrescentando que a grávida deve "praticar, pelo menos, 150 minutos de atividade física por semana".

Em segundo, a mulher deverá fazer "uma alimentação equilibrada e completa", o que implica que as refeições principais sejam iniciadas com uma sopa e que "metade do prato" contenha hortícolas. Esta deve ser acompanhada com água e terminar com uma peça de fruta.

Terceiro: "Escolha bem os alimentos". Carne, pescado e ovos devem ser consumidos "em cada uma das refeições principais" na proporção de "cerca de 100 gramas". Quanto a lacticínios, deve consumir "três porções por dia".

Frutas e hortícolas têm 'regras especiais'. "Consuma quatro peças de fruta, duas sopas por dia e acompanhe as refeições principais com hortícolas", aconselha a DGS. "De preferência a 'pratos de panela'", não se esqueça!

Deve também, e em quarto lugar, "ter uma rotina alimentar", ou seja, "ser regular no número de refeições diárias, evitando passar o dia a petiscar". Indica a Autoridade para a Saúde que, nesta fase de gravidez, "o apetite pode estar aumentado e manter uma rotina alimentar diária, com refeições frequentes e regulares, pode ser uma estratégia importante".

Para seu bem, "intercale as três refeições principais - pequeno-almoço, almoço e jantar - com duas a três pequenas refeições intermédias - as merendas".

Quinto ponto, "coma na dose certa", sendo que deve "comer para dois e não por dois". "As necessidades energéticas estão ligeiramente aumentadas durante a gravidez, o que se pode traduzir em acrescentar mais uma merenda ao seu dia alimentar habitual", indica a DGS.

Neste seguimento, e em sexto lugar, "não faça dietas restritivas", uma vez que "a gravidez não é o momento para fazer uma dieta para a perda de peso". Lembre-se ainda que "uma alimentação saudável é uma alimentação sem restrições".

No sétimo lugar, damos 'palco' às bebidas. "Beba oito a dez copos de água por dia" o que a vai ajudar a manter-se "hidratada e mais saciada". Evite refrigerantes e sumos de fruta".

O oitavo ponto diz para "limitar a cafeína e excluir o álcool". A Autoridade para a Saúde aponta que "a ingestão de cafeína não deve ser superior a 200mg por dia", o que equivale a duas chávenas de café expresso ou seis chávenas de chá.

No antepenúltimo ponto, fique a saber que as grávidas devem "respeitar a suplementação nutricional". Mas atenção: "A suplementação só deverá ser iniciada após avaliação e prescrição pelo profissional de saúde que a acompanha".

Por fim, "siga as regras de segurança alimentar na gravidez". Não consuma pescado, marisco e bivalves "crus ou mal cozinhados", nem, por exemplo, consuma "leites não pasteurizados, nem queijos de pasta mole ou mal curados".

Leia Também: Novo tratamento pode impedir que mãe transmita VIH para bebé na gestação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório