Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Autoridade Marítima alerta para agitação marítima nos Açores

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertam para o agravamento da agitação marítima e vento forte nos Açores e na zona Norte da área de Busca e Salvamento Marítimo do arquipélago até às 18:00 de quarta-feira.

Autoridade Marítima alerta para agitação marítima nos Açores
Notícias ao Minuto

07:57 - 23/02/21 por Lusa

País Agitação marítima

Em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) adianta que a agitação marítima será caracterizada por ondulação proveniente de oeste, com altura significativa que poderá atingir os seis metros e altura máxima de nove metros no arquipélago dos Açores.

A ondulação poderá atingir os 10 metros de altura significativa e 15 metros de altura máxima na zona Norte da área de Busca e Salvamento Marítimo, com o período médio a oscilar entre 12 e 15 segundos.

No que diz respeito ao vento, na zona Norte da área de Busca e Salvamento Marítimo poderá atingir velocidades médias de 74 quilómetros por hora proveniente de oeste-sudoeste e rajadas até 120 quilómetros por hora.

Por isso, a AMN e a Marinha recomendam a toda a comunidade marítima que adote um estado de vigilância no mar e nas zonas costeiras e redobrem os cuidados tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar, devendo também reforçar a amarração das embarcações atracadas e fundeadas.

À população em geral, aconselham a que as pessoas permaneçam em casa, em segurança, não se expondo desnecessariamente ao risco.

Por causa da agitação marítima forte, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os grupos ocidental (Flores e Corvo) e central (Terceira, Pico, Faial, Graciosa e S. Jorge) sob aviso amarelo até às 06h00 de quarta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Leia Também: Capitania do Funchal prolonga aviso de agitação marítima até terça-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório