Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Médica na linha da frente faz apelo: "Não saiam de casa, por favor"

Teresa Oliveira conta que a maioria das pessoas internadas nos cuidados intensivos do Hospital Médio Tejo são mais jovens do que os seus pais.

Notícias ao Minuto

23:19 - 28/01/21 por Melissa Lopes

País Pandemia

Teresa Oliveira é médica interna nos cuidados intensivos no Centro Hospitalar do Médio Tejo e trabalha na área dedicada aos doentes Covid-19.

Num vídeo publicado pelo CHMT, a profissional fez "um pedido" a toda a população. Um pedido repetido todos os dias por quem está no terreno numa altura em que o país atravessa a pior fase da pandemia, com níveis de infeção, de internamentos e de mortes que se ultrapassam dia após dia.

"Quero pedir a todos que não saiam de casa, por favor. Muitas das pessoas que estão aqui internadas, a maioria, são mais novos do que os meus pais. Alguns deles têm a idade dos meus irmãos mais velhos. Pessoas sem outros problemas, sem outras cormobilidades. Por favor, fiquem em casa", apelou Teresa Oliveira.

Dias antes, o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Médio Tejo (CHMT) fez o mesmo apelo aos cidadãos retratando a situação de pressão nos hospitais que abrangem a população de Abrantes, Tomar e Torres Novas.

"A situação é muito complicada. Nunca tivemos tantos doentes internados", disse Carlos Andrade Costa, chamando particularmente à atenção para o facto de a doença não atingir só os mais idosos.

Esta quarta-feira, a administração adiantou tem tinha 144 doentes Covid-19 internados em enfermaria, dos quais 138 estão no Hospital de Abrantes e quatro crianças estavam na pediatria de Torres Vedras.

Portugal registou esta quinta-feira novamente novos máximos ao somar 303 mortes e 16.432 casos em 24 horas. O Parlamento aprovou esta quinta-feira o 10.º Estado de Emergência que vigorará até ao dia 14 de fevereiro. Entre as novidades está o regresso do ensino à distância, no dia 8 de fevereiro, a limitação de saídas do país de cidadãos nacionais, assim como o regresso do controlo das fronteiras terrestres.

Leia Também: AO MINUTO: Vacinação é "porta de esperança". Centenas saíram do SNS

Recomendados para si

;
Campo obrigatório