Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Vila Real de Santo António mantém refeitórios escolares abertos

Os refeitórios que servem os alunos abrangidos pela ação social nas freguesias do concelho de Vila Real de Santo António vão continuar em funcionamento, mesmo com o ensino suspenso devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje a autarquia.

Vila Real de Santo António mantém refeitórios escolares abertos
Notícias ao Minuto

15:46 - 26/01/21 por Lusa

País Covid-19

A medida foi adotada "para auxiliar as famílias economicamente vulneráveis", justificou a autarquia do distrito de Faro, precisando que vai "manter em funcionamento, nas três freguesias, os refeitórios que se encontram sob a sua alçada".

A Câmara de Vila Real de Santo António pretende assim "garantir o fornecimento de refeições escolares aos alunos abrangidos pela Ação Social Escolar (ASE), mediante marcação prévia dos encarregados de educação", referiu ainda o município, sem quantificar o número de estudantes que podem ser abrangidos pela medida.

"Na freguesia de Vila Nova de Cacela estará em funcionamento o refeitório do Jardim de Infância Manuel Cabanas, que é gerido pelo município, tendo a direção do Agrupamento contactado os encarregados de educação dos alunos abrangidos pela ação social escolar a fim de verificar quais as famílias interessadas", adiantou a autarquia num comunicado.

A mesma fonte frisou que, entre os destinatários da medida, "alguns se encontravam em isolamento" e foi tomada a decisão de "fornecer as refeições em regime de take-away" a estes alunos.

"Na escola básica de Monte Gordo e do 2.º e 3.º ciclo D. José I, os refeitórios escolares, geridos pelo Agrupamento de escolas D. José I, também irão permanecer abertos para o fornecimento de refeições aos alunos abrangidos pela ASE, de forma presencial", acrescentou a Câmara algarvia, presidida por Conceição Cabrita (PSD).

O município esclareceu ainda que, na escola Santo António, o refeitório "irá igualmente permanecer aberto para o fornecimento de refeições".

A Câmara alertou que os encarregados de educação dos alunos do agrupamento de escolas D. José I devem manifestar a vontade de os seus educandos continuarem a beneficiar das refeições durante o período de paragem escolar, em vigor até, pelo menos, ao final do atual estado de emergência, em 31 de janeiro.

A autarquia de Vila Real de Santo António segue assim o exemplo de outras Câmaras do país, que também decidiram manter os refeitórios escolares abertos para fornecer refeições aos alunos durante este período de suspensão da atividade letiva decidida pelo Governo no âmbito do estado de emergência decretado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em 15 de janeiro, face ao agravamento do número de casos de covid-19 em Portugal.

Vila Real de Santo António e outros municípios do Algarve têm registado nas últimas semanas um crescimento do número de casos de covid-19 e estão já em situação de risco extremamente elevado de infeção pelo novo coronavírus, ao superarem os 960 casos por 100.00 habitantes, de acordo com os dados revelados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

O município vila-realense tem uma população de cerca de 20 mil habitantes e contabilizava na segunda-feira 350 casos ativos, uma descida de cinco casos de infeção relativamente aos números avançados no domingo (355), embora tenham sido comunicados 12 novos casos nas últimas 24 horas, segundo os dados avançados pela Câmara algarvia nas redes sociais.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.140.687 mortos resultantes de mais de 99,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 11.012 pessoas dos 653.878 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: Hospital de Vila Real abre primeiro Centro de Responsabilidade Integrada em Diálise

Recomendados para si

;
Campo obrigatório