Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Parlamento português condena invasão do Capitólio

O parlamento português condenou hoje a invasão do Capitólio norte-americano, em 06 de janeiro, que considerou um "ataque contra a democracia" nos Estados Unidos.

Parlamento português condena invasão do Capitólio
Notícias ao Minuto

22:56 - 20/01/21 por Lusa

País Capitólio

A aprovação do voto de condenação, por unanimidade, aconteceu horas depois da posse do novo Presidente norte-americano, Joe Biden, em Washington, sob apertadas medidas de segurança.

No texto, apresentado pela comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros, condena-se "a invasão do Capitólio durante a sessão de validação das eleições presidenciais" e a Assembleia da República "solidariza-se com os seus parlamentares e funcionários, sublinhando a permanente necessidade de defender e salvaguardar o pleno funcionamento da instituição parlamentar democrática".

No voto de condenação, lê-se que esta "invasão, amplamente difundida nos media, ocorreu na sequência de um comício" em que Donald Trump, "o Presidente cessante, instigando os presentes, proferiu frases como 'Eu estarei com vocês. Vamos andar até o Capitólio' ou 'Nós vamos parar com o roubo', e assinala um dos momentos mais sombrios da história recente da democracia norte-americana".

"É um ato que, pela sua natureza e impacto sobre a instituição parlamentar, deve indignar todos os democratas, obrigando a uma previdente reflexão sobre fenómenos de intolerância e populismo que disruptivamente ameaçam estender-se a outras paragens, contaminando o funcionamento das democracias", sublinha-se no texto.

Apoiantes do Presidente cessante dos EUA, Donald Trump, entraram em confronto com as autoridades e invadiram o Capitólio, em Washington, em 06 de janeiro, enquanto os membros do congresso estavam reunidos para formalizar a vitória do Presidente eleito, Joe Biden, nas eleições de novembro.

Pelo menos cinco pessoas morreram, entre eles um polícia.

Leia Também: Presidente eleito e vice Harris chegam ao Capitólio para serem empossados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório