Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Presidente eleito e vice Harris chegam ao Capitólio para serem empossados

O Presidente eleito dos EUA, Joe Biden, e a futura vice-Presidente, Kamala Harris, chegaram ao Capitólio, onde prestarão juramento dentro de menos de uma hora.

Presidente eleito e vice Harris chegam ao Capitólio para serem empossados
Notícias ao Minuto

16:17 - 20/01/21 por Lusa

Mundo Joe Biden

O democrata empossado como 46.º presidente dos Estados Unidos numa cerimónia fortemente guardada, por causa do ataque ao Capitólio, em 06 de janeiro, e com audiência reduzida, por causa da pandemia de covid-19.

Nas bancadas do Capitólio encontram-se já os ex-presidentes Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton, mas o Presidente cessante, Donald Trump, abandonou Washington e decidiu não assistir ao juramento de Biden, num gesto que não acontecia há 150 anos.

Joe Biden, 78, chegou ao Capitólio acompanhado pela mulher, Jill, 69, e da futura vice-Presidente, Kamala Harris, 56, e do seu marido, Doug Emhoff, 56.

O Presidente eleito e Kamala Harris prestarão juramento na arquibancada perante alguns convidados, mas na ausência das centenas de milhares de norte-americanos que tradicionalmente se reúnem na vasta avenida em frente ao Capitólio, a cada quatro anos, para a investidura do Presidente.

No lugar da multidão, quase 190.000 bandeiras foram colocadas na avenida, sob uma forte guarda militar, duas semanas após a violência no Capitólio, por apoiantes de Trump, que provocou cinco mortos.

As fortes medidas de segurança procuram evitar a repetição de tumultos, perante a possibilidade de novos ataques.

Horas antes da cerimónia de tomada de posse, o Supremo Tribunal, cuja sede se encontra em frente ao Capitólio, recebeu uma ameaça de bomba, de acordo com um porta-voz judicial.

"O prédio e os arredores foram verificados e não houve evacuação", disse Kathleen Arberg, porta-voz do Supremo Tribunal.

O Supremo Tribunal encontra-se fechado ao público desde o início da pandemia e o seu pessoal foi reduzido ao mínimo.

Leia Também: AO MINUTO: "É um novo dia na América". Biden está a horas de tomar posse

Recomendados para si

;
Campo obrigatório