Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19. Elemento do corpo de segurança de Marcelo está infetado

Presidente da República vai continuar em isolamento.

Covid-19. Elemento do corpo de segurança de Marcelo está infetado
Notícias ao Minuto

07:56 - 13/01/21 por Notícias ao Minuto

País Pandemia

Um elemento do corpo de segurança de Marcelo Rebelo de Sousa está infetado com o novo coronavírus, o que explica o facto de as autoridades de saúde terem acabado por decidir que o Presidente da República não poderia estar presente no debate com todos os candidatos às eleições do próximo dia 24.

O Expresso noticiou que quem estaria infetado era o chefe de segurança de Marcelo, no entanto, o Notícias ao Minuto sabe que quem testou positivo à Covid-19 é um polícia pertencente ao corpo de segurança.

O presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo tinha começado por informar o Presidente da República de que poderia estar presente no debate, transmitido na RTP e que decorreu no Pátio da Galé (Lisboa), tendo mesmo sido enviado um email para a RTP com essa informação, na sequência dos dois testes negativos que Marcelo Rebelo de Sousa fez, após um primeiro positivo.

Antes de participar no debate na RTP por videoconferência, Marcelo mostrou-se "muito irritado" com as autoridades de saúde porque não recebeu, "por escrito, uma posição" sobre se podia estar ou não presencialmente.

"Sinto-me muito irritado porque não me dão, por escrito, uma posição sobre se eu podia ir ao debate ou não. E, portanto, eu não tendo uma posição, esperei, esperei, a primeira posição era que eu podia ir, a segunda era que não, verbalmente, estou à espera de uma reunião, e, na dúvida, vim para casa, para fazer [o debate] de casa, não ia fazer de Belém. O debate não é com o Presidente da República, é com o candidato. O mínimo é haver uma resposta por escrito" das autoridades sanitárias, defendeu o chefe de Estado em declarações à RTP à chegada à sua residência, em Cascais, distrito de Lisboa.

O Presidente da República fez quatro testes para apurar a presença do SARS-CoV-2 (um antigénio e três PCR). O resultado do primeiro (antigénio) foi negativo, mas, entretanto, Marcelo recebeu um resultado positivo.

Contudo, o Presidente - que cancelou toda a agenda prevista para o dia de ontem, nomeadamente, a presença física na reunião sobre a situação epidemiológica do país e as audições com os partidos - recebeu dois resultados negativos durante o dia de hoje.

A maior parte dos candidatos, que contactou com Marcelo Rebelo de Sousa durante a última semana nos debates que decorreram nas RTP, SIC e TVI, também cancelou as ações de campanha de e optou pelo isolamento profilático.

Leia Também: Seis contra um no debate final. Marcelo à defesa em ataque concertado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório