Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Debate? Marcelo "muito irritado" com autoridades de saúde

O Presidente da República e recandidato ao cargo, Marcelo Rebelo de Sousa, mostrou-se hoje "muito irritado" com as autoridades de saúde porque não recebeu, "por escrito, uma posição" sobre se podia ou não ir ao debate que decorre esta noite na RTP.

Debate? Marcelo "muito irritado" com autoridades de saúde
Notícias ao Minuto

21:07 - 12/01/21 por Lusa

Política Presidenciais

"Eu sinto-me muito irritado porque não me dão, por escrito, uma posição sobre se eu podia ir ao debate ou não. E, portanto, eu não tendo uma posição, esperei, esperei, a primeira posição era que eu podia ir, a segunda era que não, verbalmente, estou à espera de uma reunião, e, na dúvida, vim para casa, para fazer [o debate] de casa, não ia fazer de Belém. O debate não é com o Presidente da República, é com o candidato. O mínimo é haver uma resposta por escrito" das autoridades sanitárias, defendeu o chefe de Estado em declarações à RTP à chegada à sua residência, em Cascais, distrito de Lisboa.

O recandidato a Belém acrescentou que quando essa resposta chegar, "como é natural", já não tem tempo de ir até ao Pátio da Galé, em Lisboa, para debater presencialmente com os restantes seis candidatos.

Por isso, vai "pedir à RTP para fazer videoconferência" a partir da sua residência.

"Não sei bem como, tenho de improvisar, e depois tenho de ficar cá, não vou outra vez para Belém, tenho de ficar cá nos próximos dias, enquanto entenderem que devo ficar em isolamento", prosseguiu o chefe de Estado.

Marcelo considerou "legítima a decisão" de permanecer em casa, já que o "Presidente tem de ser tratado como qualquer cidadão comum", no entanto, "merece é uma resposta que diga se pode ir ou não pode ir" ao debate.

O candidato sublinhou que é preciso "apurar o que aconteceu".

O Presidente da República fez quatro testes para apurar a presença do SARS-CoV-2 (um antigénio e três PCR). O resultado do primeiro (antigénio) foi negativo, mas, entretanto, Marcelo recebeu um resultado positivo.

Contudo, o Presidente - que cancelou toda a agenda prevista para hoje, nomeadamente, a presença física na reunião sobre a situação epidemiológica do país e as audições com os partidos -- recebeu dois resultados negativos durante o dia de hoje.

A maior parte dos candidatos, que contactou com Marcelo Rebelo de Sousa durante a última semana nos debates que decorreram nas RTP, SIC e TVI, cancelou as ações de campanha de hoje e optou pelo isolamento profilático.

O debate entre os sete candidatos a Belém está agendado para as 21:50 de hoje, no Pátio da Galé, em Lisboa, e vai ser transmitido na RTP1 e na RTP3. Marcelo Rebelo de Sousa é o único que vai participar virtualmente.

Leia Também: Marcelo salvaguarda livre deslocação para votar e prevê votação nos lares

Recomendados para si

;
Campo obrigatório