Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Corpo do jovem foi encontrado "na parte de trás do edifício" que colapsou

O vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal de Lisboa confirmou que o corpo do jovem desaparecido foi encontrado de madrugada e reiterou que os engenheiros da autarquia vão fazer, esta segunda-feira, nova vistoria, apesar de não haver indicação de perigo de derrocada das estruturas adjacentes.

Corpo do jovem foi encontrado "na parte de trás do edifício" que colapsou
Notícias ao Minuto

09:35 - 21/12/20 por Filipa Matias Pereira

País Derrocada

O vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Castro, confirmou, na manhã desta segunda-feira aos jornalistas, que as equipas de resgate encontraram, durante a madrugada, o corpo de um jovem de 24 anos, que estava desaparecido nos escombros do prédio que colapsou, em Lisboa.

Detalhou o autarca que, ao longo do dia de ontem e início da madrugada de hoje, foram levadas a cabo "várias abordagens das equipas cinotécnicas da Polícia de Segurança Pública e dos Bombeiros Sapadores de Lisboa".

Para encontrar o jovem que estava desaparecido, foram "desmontados vários pisos" e removido "o material da queda do edifício", de forma a garantir a segurança dos operacionais que trabalhavam no local.

O corpo do jovem, que alguns meios de comunicação dizem ser de Gastão Reis, baixista da banda Zarco, acabaria por ser encontrado "às 2h30 da manhã, na parte de trás do edifício".

Quanto às causas que poderão ter estado na origem da explosão, que originou a derrocada e o incêndio, o vereador com a pasta da Proteção Civil reiterou a informação avançada no domingo: "Tudo indica que foi gás, mas não temos a certeza".

O desabamento levou à retirada, durante a manhã de domingo, de 47 pessoas das suas habitações, mas "34 regressaram a casa ontem. Faltavam 13, que encontraram condições para se albergarem durante a noite".

As equipas da Câmara Municipal de Lisboa regressam hoje ao teatro de operações, à Rua de Santa Marta, freguesia de Santo António, para "novamente verificar o edificado". Este é, como explicou Carlos Castro, um procedimento habitual. "Depois de uma primeira análise da Proteção Civil, avançam de forma quase imediata os engenheiros do município", indicou.

Depois dessa primeira análise, "é preciso aguardar horas para fazer uma nova avaliação", que ocorrerá esta segunda-feira. O responsável camarário sublinhou que "a indicação é que não há risco de derrocada. Mas, por precaução, será feita nova vistoria".

Os trabalhos das equipas no local foram retomados esta manhã, depois de terem sido suspensos durante a madrugada, assim que o corpo do jovem foi encontrado. Ao longo do dia será feita a limpeza da via, que só será reaberta ao trânsito quando estiverem acauteladas as "condições de segurança".

Esta segunda-feira está também prevista a criação de um corredor de segurança para que as pessoas a pé possam entrar no Hospital de Santa Marta, a partir da rua de Santa Marta, enquanto as ambulâncias entram por outra rua.

De salientar ainda que, na sequência do incêndio e do colapso, há registo de nove moradores desalojados, dos quais cinco estiveram envolvidos na ocorrência, quatro sofreram ferimentos ligeiros e um ficou em estado grave. O ferido grave, pai do jovem encontrado sem vida esta madrugada, está internado no hospital de São José, em Lisboa. Sabe o Notícias ao Minuto que a vítima apresentava queimaduras em cerca de 95% do corpo.

Leia Também: Encontrado corpo de jovem desaparecido após derrocada de prédio em Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório