Feiras e mercados de Matosinhos autorizados e com equipas de fiscalização

A Câmara Municipal de Matosinhos autorizou a realização das feiras e mercados de levante que, a partir de agora, vão ter equipas de fiscalização para verificar o cumprimento das medidas de combate à covid-19, anunciou hoje.

Assembleia Municipal de Matosinhos aprova reposição das dez freguesias

© iStock

Lusa
06/11/2020 17:23 ‧ 06/11/2020 por Lusa

País

Covid-19

 

Em comunicado, aquela autarquia do distrito do Porto explicou ter tomado esta decisão depois de ter recebido de todos os presidentes das uniões de freguesia os planos de contingência atualizados para os espaços.

Contudo, as mesmas serão fiscalizadas, em articulação com as forças de segurança, por uma equipa da Proteção Civil e do Departamento das Atividades Económicas da câmara, e supervisionadas pela Unidade de Saúde Pública, adiantou.

Assim, irão realizar-se as feiras semanais de Custóias, Santana (Leça do Balio) e da Senhora da Hora, bem como o mercado semanal de São Mamede de Infesta, ressalvou.

A redução do número de feirantes, definição de circuitos específicos de entrada e saída dos recintos, uso obrigatório de máscara para clientes e feirantes, distanciamento entre os espaços e pessoas, disponibilização de álcool gel, desinfeção das superfícies da zona de venda e limpeza da cada local no final da feira/mercado são algumas das medidas em vigor.

Além disso, os alimentos só poderão ser manejados pelos feirantes e colaboradores e o dinheiro deverá ser manuseado por pessoas diferentes daquelas que manuseiam os alimentos.

Caso só exista uma pessoa, esta deverá higienizar as mãos após contacto com moedas e notas, sublinhou.

A decisão surge depois de o Governo ter decidido que as feiras e os mercados de levante vão poder continuar a funcionar nos 121 concelhos sujeitos a medidas mais restritivas para conter a covid-19, caso tenham autorização das respetivas autarquias.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos em mais de 48,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.792 pessoas dos 166.900 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas