Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Cheque veterinário de Matosinhos já em vigor

O cheque veterinário de Matosinhos, anunciado no Dia do Animal, em 04 de outubro, entra em vigor hoje, data de publicação do regulamento no Diário da República (DR).

Cheque veterinário de Matosinhos já em vigor
Notícias ao Minuto

10:53 - 28/10/20 por Lusa

País Animais

O "sistema de incentivo e promoção do controlo de reprodução de animais de companhia" (cheque veterinário) consiste num vale a ser utilizado na esterilização cirúrgica de cães e gatos domésticos que tenham mais de seis meses e que pertençam a munícipes de Matosinhos, no distrito do Porto.

De acordo com o regulamento, podem candidatar-se aos 'vouchers' apenas detentores de animais de companhia residentes no concelho e o subsídio de apoio é calculado em função dos rendimentos e despesas do agregado familiar.

O objetivo desta medida é o controlo da população e a consequente redução de animais errantes, explicou, no ato de lançamento da medida, a veterinária municipal, Liliana Sousa.

No regulamento publicado em DR é referido que "o número de animais errantes no município é elevado e que só a esterilização dos animais recolhidos no Centro de Recolha Oficial de Animais de Matosinhos (CROAM) é insuficiente para a sua redução efetiva".

Acrescenta ainda que "não é possível ao CROAM acolher todos os animais errantes do município, que atentam contra a saúde, segurança e tranquilidade de pessoas, outros animais e bens".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório