Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Eis a explicação para as "bocas dos ecopontos" terem formatos diferentes

Sociedade Ponto Verde fez uma publicação onde explica um dos 'mistérios' dos locais onde depositamos os nossos resíduos para reciclar: "Não somos todos iguais e os ecopontos também não".

Eis a explicação para as "bocas dos ecopontos" terem formatos diferentes
Notícias ao Minuto

16:20 - 06/10/20 por Notícias Ao Minuto

País Reciclagem

Qualquer português que tenha por hábito reciclar já se 'chateou' com um ecoponto devido à sua 'boca' não ter o tamanho ou o ângulo que, naquela altura, dava mais jeito. Agora, a Sociedade Ponto Verde veio explicar um dos 'mistérios' destes locais: "Porque é que as bocas dos ecopontos têm aqueles formatos?"

A entidade começa por sublinhar, numa publicação colocada no Facebook, que "não somos todos iguais e os ecopontos também não". 

"Se é verdade que as bocas dos ecopontos nem sempre facilitam a colocação de embalagens, é certo que isso tem uma razão", frisa.

Em seguida, explica as razões: "As bocas pequenas ou estreitas incentivam a espalmar as embalagens e têm como objetivo otimizar o espaço nos ecopontos".

Já as diferentes formas "evitam que sejam colocados resíduos indevidos no ecoponto, como por exemplo cadeiras de plástico ou eletrodomésticos". 

Outro dos objetivos, é ainda explicado, "é evitar que entre água da chuva ou outros agentes externos nos ecopontos que possam inviabilizar a reciclagem". E dão um exemplo: "O cartão molhado não pode ser reciclado". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório