Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Depressão Alex. AMN e Marinha alertam para o agravamento do estado do mar

Agravamento "entre as 6h00 de amanhã, dia 2 de outubro, e as 6h00 de segunda-feira, dia 5 de outubro". Fique com as recomendações das entidades.

Depressão Alex. AMN e Marinha alertam para o agravamento do estado do mar
Notícias ao Minuto

23:52 - 01/10/20 por Notícias Ao Minuto

País Depressão Alex

A depressão Alex vai trazer mau tempo a Portugal Continental e a Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Marinha alertaram, esta quinta-feira, para o agravamento do estado do mar nos próximos dias.

"A previsão do vento e do estado do mar aponta para um agravamento excecional das condições de agitação marítima nas regiões norte e centro (acima do cabo Mondego) de Portugal Continental, entre as 6h00 de amanhã, dia 2 de outubro, e as 6h00 de segunda-feira, dia 5 de outubro, provocada pela passagem da depressão Alex no golfo da Biscaia", lê-se num comunicado publicado hoje no site da AMN

A agitação marítima, é explicado, "será caracterizada por ondulação proveniente do quadrante Noroeste com altura significativa que poderá atingir os 6 metros e período médio a variar entre os 10 e os 12 segundos".

Já o vento pode registar "velocidades superiores a 60 km/h e rajadas acima de 85 km/h, também do quadrante Noroeste".

Uma vez que o estado do mar vai apresentar "as características de um mar de Inverno", as entidades recomendam aos portugueses que tenham "cuidados redobrados", tanto "na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras".

Recomenda-se, sobretudo nas regiões costeiras norte e centro: 

  • "Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas; 
  • Evitar passeios junto ao mar, de onde se destacam os molhes de proteção dos portos;
  • Evitar passeios junto à orla costeira, nas arribas e nas praias, bem como a prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima; 
  • Evitar a pesca lúdica, mais concretamente junto às falésias e zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório