Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Câmara da Mealhada assume refeições em todas as escolas do concelho

A Câmara Municipal da Mealhada vai assumir a responsabilidade de contratualização de todas a refeições escolares do Agrupamento Escolas da Mealhada (AEM) para o novo ano letivo, anunciou hoje esta autarquia do distrito de Aveiro.

Câmara da Mealhada assume refeições em todas as escolas do concelho
Notícias ao Minuto

12:59 - 15/09/20 por Lusa

País Escolas

"Esta medida das refeições escolares de todo o Agrupamento estarem sob a responsabilidade e supervisão da Câmara Municipal da Mealhada há muito que era reivindicada por pais de alunos da EB2 e da secundária da Mealhada, que desejavam ver a qualidade das refeições aproximar-se da que já se verificava no ensino básico", justifica a autarquia.

Guilherme Duarte, vice-presidente da autarquia, com o pelouro da Educação, refere que a medida "implica uma grande atenção" na área de Educação, à imagem do que tem sido prática no ensino básico.

"Acreditamos estar aptos a conseguir melhorar a oferta aos alunos", garante o autarca.

Para o arranque do ano letivo 202/21, a Câmara presidida por Rui Marqueiro promete mais novidades, nomeadamente a criação na Secundária de uma "sala do futuro", e a introdução da Programação e Robótica e de Atividades Lúdico-Expressivas como Atividade de Enriquecimento Curricular.

"Em termos de oferta de Atividades de Enriquecimento Curricular, a grande novidade é a Programação e Robótica, um projeto que procura combinar a criatividade dos alunos com conceitos matemáticos, de geometria, códigos binários ou algoritmos", anuncia a autarquia.

Neste ano letivo, os cerca de 600 anos alunos do primeiro ciclo contam ainda com Atividades Lúdico-expressivas, como Inglês, Xadrez e Atividade Física e Desportiva.

Para o ensino básico, avança a autarquia, mantém-se o programa de fornecimento de lanches, de tarde, a preços simbólicos (máximo de 50 cêntimos), uma iniciativa que arrancou no passado ano letivo e que teve grande adesão dos encarregados de educação.

O número de alunos no pré-escolar cresceu este ano, levando à constituição de um terceiro grupo no Luso.

Ainda esta semana entra em funcionamento mais um jardim-de-infância, o de Casal Comba, que foi inteiramente renovado.

Junta-se ao do Canedo e ao do Carqueijo, que foram inaugurados no passado ano letivo. Às crianças deste primeiro nível de ensino, é disponibilizada uma animadora social, de acordo com as orientações do AEM, bem como as atividades de Atividade Física e Desportiva, Inglês e Música, inteiramente gratuitas.

A Escola Secundária da Mealhada contará, a partir deste ano, com a "Sala do Futuro", um "ambiente inovador de aprendizagem", que procura motivar todos os alunos, de forma inovadora, para o conhecimento, recorrendo às mais diversas tecnologias, desde painéis tátil abstratos a 'kits' de robótica.

"A equipa multidisciplinar que atua no âmbito deste projeto de combate ao insucesso escolar, composta dois terapeutas da fala, um musicoterapeuta e um técnico de tecnologias da informação e comunicação, mantém-se, procurando o desenvolvimento social, emocional e cognitivo dos alunos e ajustando o seu processo de ensino/aprendizagem para assim aumentar os níveis de sucesso escolar", avança a autarquia.

A Câmara promete ainda remover o fibrocimento que existe na cobertura dos antigos balneários da EB2 da Pampilhosa, atualmente inativos.

"Esta remoção estará concluída muito brevemente", promete o executivo municipal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório