Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 16º

Transdev retoma dia 15 transportes a 100% na Área Metropolitana do Porto

A Transdev vai assegurar a partir de terça-feira a totalidade dos trajetos e horários dos autocarros que disponibilizava antes da pandemia na Área Metropolitana do Porto, após um acordo alcançado com aquela entidade, anunciou hoje a operadora.

Transdev retoma dia 15 transportes a 100% na Área Metropolitana do Porto
Notícias ao Minuto

18:13 - 11/09/20 por Lusa

País Covid-19

Em comunicado, a Transdev adianta ainda que, no quadro deste acordo, estão também assegurados os postos de trabalhos dos trabalhadores afetos à Área Metropolitana do Porto (AMP).

O acordo alcançado decorre da decisão da AMP de financiar os transportes públicos, de forma a repor a oferta na íntegra e a responder a todas as necessidades das comunidades, nomeadamente da comunidade escolar.

O entendimento surgiu da preocupação em assegurar a sustentabilidade da operação, pelo que, com esse objetivo em vista, foi definido um acompanhamento regular da situação, no sentido de manter a equação equilibrada para ambas as partes, explica a Transdev.

A empresa salienta que mesmo com o início do ano letivo, "a expectativa é que a procura não retome a normalidade", sendo que os operadores estão confrontados com um aumento de custos por via da limitação de lotação, da necessidade de aquisição de material de proteção e desinfeção e de ajuste da oferta.

Para a Transdev, o acordo entre a AMP e os operadores locais, "é um bom exemplo desse esforço e estabelece boas práticas para o setor que importa sublinhar, mesmo que estejamos perante acordos cuja vigência é até ao final de 2020".

Em declarações à Lusa na quinta-feira, o presidente da AMP, Eduardo Vítor Rodrigues, disse estar convicto que, em matéria de transportes, há condições para que "tudo corra bem" tendo

"Se houver uma boa resposta resultante do compromisso que foi outorgado com os transportes públicos, nomeadamente com os privados, se houver adicionalmente um bom comportamento das pessoas (...) se todos fizermos a nossa parte, estou convencido que temos condições para que tudo corra bem", afirmou.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou na quinta-feira que as Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto vão ter medidas específicas, desde rotatividade entre teletrabalho e trabalho presencial ao desfasamento de horários, a partir de terça-feira, no âmbito da situação de contingência devido à covid-19, anunciou hoje o primeiro-ministro que recordou que o risco de incidência da covid-19 é mais elevado nestas duas áreas metropolitanas, "por terem maior densidade populacional".

Em momento anterior ao anúncio do Governo, o reforço da oferta tinha já sido decidido pela Câmara do Porto que, na reunião do executivo de segunda-feira, aprovou, por unanimidade o reforço transitório das linhas e horários explorados pela STCP na cidade do Porto, num valor até 420 mil euros, para fazer face ao aumento de procura num contexto de redução de lotação máxima dos veículos, e de início do ano escolar.

Na quinta-feira, a Metro do Porto anunciou também um reforço de oferta, adiantando que, nos dias úteis, entre as 06h00 e as 20h00, todas as viagens em todas as linhas da rede serão em veículos duplos, aumentando a capacidade e o espaço para os clientes.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 910.300 mortos e mais de 28,2 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.855 pessoas dos 62.813 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório