Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

"Famílias devem estar descansadas" porque escolas "estão preparadas"

Mariana Vieira da Silva assegurou esta quinta-feira que as escolas estão "preparadas" para receber os alunos e que "são capazes de enfrentar a pandemia".

"Famílias devem estar descansadas" porque escolas "estão preparadas"
Notícias ao Minuto

15:24 - 03/09/20 por Melissa Lopes

País Governo

A mensagem é de tranquilidade e de confiança. A ministra de Estado e da Presidência assegurou, esta quinta-feira no briefing após o Conselho de Ministros, que os estabelecimentos de ensino "estão preparados" para receber os alunos no arranque do novo ano letivo, que se inicia entre 14 a 17 de setembro.

"As escolas estão preparadas (...), preparam os seus circuitos, preparam-se para receber os alunos. As famílias devem estar descansadas e confiantes porque os nossos estabelecimentos escolares são capazes de enfrentar esta pandemia, são capazes de ter em segurança as suas crianças e têm à sua disposição orientações de que necessitam", sustentou a governante. 

Mariana Vieira da Silva realçou que é "necessário termos consciência" do muito trabalho que já foi feito e que correu com "muita tranquilidade" e "em segurança", como foi o caso da abertura do pré-escolar e das creches ou a realização dos exames de acesso ao ensino superior. 

Em linha com o que dissera ontem tanto Graça Freitas como a ministra da Saúde, Mariana Vieira da Silva afirmou que "ao longo dos últimos meses têm sido enviadas às escolas e tornadas públicas um enorme conjunto de orientações". Orientações essas que dizem respeito "aos planos de contingência que as escolas tinham que realizar, à organização do espaço, ao tipo de concentração de alunos permitida e não permitida, aos procedimentos em espaços de refeições, utilização da máscara a partir do 2.º ciclo", enumerou, concluindo que "são hoje conhecidas das escolas, da comunidade educativa o conjunto de orientações que organizam o ano letivo". 

"Aquilo que dissemos que ainda faríamos é um conjunto de orientações explícitas sobre como cada escola deve reagir relativamente a um caso suspeito, a um caso confirmado ou a um surto na escola", esclareceu. Estes elementos, acrescentou, "de pormenor - que obviamente são importantes  e que têm de ser trabalhados entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação - poderão ser apresentados muito brevemente".

"Sabemos que o ano letivo será diferente dos outros, sabemos que temos que aprender a viver com a emergência de casos nas escolas, como nas empresas e nos serviços onde trabalhamos, como nas nossas famílias, como nas nossas cidades", sublinhou ainda Mariana Vieira da Silva, insistindo numa mensagem de "tranquilidade". 

Reino Unido pondera retirar Portugal do corredor aéreo?

Questionada pelos jornalistas sobre o facto de o Reino Unido poder decidir retirar Portugal do corredor aéreo, Mariana Vieira da Silva respondeu que o Governo, como tem feito até aqui, "não tem nenhuns comentários a fazer sobre decisões que possam ou não existir".

"Aquele que é o nosso compromisso é o de manter uma troca permanente atualizada de informação com o Reino Unido sobre a situação epidemiológica em Portugal, sobre as medidas que tomamos. É essa a parte que nos cabe continuar a controlar, a pandemia e a prestar toda a informação", frisou, rematando: "Aguardamos as decisões, se elas existirem, então podemos comentá-las. Não faz sentido estarmos a antecipar decisões nem fazer quaisquer comentários". 

Redução do IVA na eletricidade

O Governo aprovou hoje a redução do IVA da electricidade de 23% para 13%, uma medida anunciada no briefing do Conselho de Ministros desta quinta-feira. A poupança pode ascender até 27 euros para as famílias numerosas e 18 euros para as não numerosas, esclareceu o ministro das Finanças, João Leão, presente na conferência. "A redução do IVA da eletricidade para 13% aplica-se a todas as famílias até ao consumo de 100kWh por mês", disse. 

Recorde a conferência na íntegra aqui: 

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório