Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

PJ abre inquérito para apurar "falhas" da investigação à morte de José Moreira

O diretor nacional da Polícia Judiciária mandou abrir um inquérito para apurar as "falhas" na investigação à morte de José Moreira e companheira, disse à Lusa fonte da comissão de inquérito à tragédia de Camarate.

PJ abre inquérito para apurar "falhas" da investigação à morte de José Moreira
Notícias ao Minuto

12:12 - 10/01/14 por Lusa

País Camarate

"Nós enviámos os novos elementos apurados nas audições e recebemos agora uma informação do diretor nacional da Polícia Judiciária de que vai ser aberto um inquérito para apurar as falhas na investigação", afirmou à Lusa o deputado do PSD Miguel Santos.

O deputado social-democrata considerou que as audições revelaram "falhas" e que "a morte só podia ter ocorrido por ato provocado".

José Manuel Silva Moreira, que detinha um avião que foi usado ao serviço da campanha presidencial do general Soares Carneiro, era tido como uma testemunha decisiva na I comissão de Camarate e deveria ter sido ouvido no parlamento dias depois de ter morrido.

A morte do proprietário de aviões, e da companheira, foi na altura tida como acidental, por via de uma falha de gás, com os médicos especialistas ouvidos na comissão a 06 de novembro no parlamento a admitirem outros cenários para o óbito.

A X comissão parlamentar à tragédia de Camarate está suspensa enquanto decorre uma auditoria a documentos do Fundo de Defesa Militar do Ultramar e retomará os seus trabalhos em março.

A comissão de inquérito visa averiguar as "causas e circunstâncias em que, no dia 4 de dezembro de 1980, ocorreu a morte do então primeiro-ministro, Francisco Sá Carneiro, do ministro da Defesa Nacional, Adelino Amaro da Costa, dos seus acompanhantes", do chefe de gabinete António Patricío Gouveia e dos pilotos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório