Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Do socorro à investigação: Tudo sobre a queda do canadair no Gerês

Marcelo Rebelo de Sousa já confirmou que estará presente no funeral do piloto português que perdeu a vida no acidente. Investigação sobre a queda da aeronave está nas mãos das autoridades espanholas.

Do socorro à investigação: Tudo sobre a queda do canadair no Gerês
Notícias ao Minuto

08:30 - 10/08/20 por Mafalda Tello Silva com Lusa

País Acidente com Canadair

Em pleno combate a um incêndio no Gerês, um canadair português despenhou-se, no passado sábado, na zona do Lindoso, em Ponte da Barca. 

A queda do avião anfíbio pesado Canadair CL215, do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, do Centro de Meios Aéreos de Castelo Branco, ocorreu por volta das 11h20 e, na altura, as primeiras informações davam conta de que duas pessoas tinham ficado gravemente feridas e que o canadair se encontrava numa zona montanhosa de difícil acesso para os meios de socorro. 

Momentos depois, a Proteção Civil confirmou que as vítimas eram um piloto português e um copiloto espanhol que estavam a participar numa operação de 'scooping' (reabastecimento de depósito de água). Passado cerca de uma hora desde que foi dado o alerta às autoridades, um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) terá chegado ao local

O piloto português, um homem de 65 anos, acabou por morrer no terreno, apesar das tentativas de reanimação realizadas pelos operacionais que revelaram que quando chegaram o piloto estava "em paragem cardiorrespiratória". O segundo piloto, de nacionalidade espanhola e de 39 anos, foi assistido e transportado em "estado grave" para o Hospital de Viana do Castelo. No domingo, o sobrevivente já se encontrava no Hospital de Braga  "estabilizado e fora de perigo".

Ainda durante o dia de ontem, o Presidente da República confirmou que vai estar presente no funeral do piloto português, cuja data ainda não foi revelada. "Tenho transmitido nos funerais das vítimas aos seus familiares aquilo que está no coração do povo português e farei o mesmo relativamente à vítima que está a ter transladada de Vigo para Leiria, não os esquecemos", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, que no dia anterior já tinha apresentado condolências à família da vítima.

Acusações ao INEM e abertura de investigação

Logo no dia que se seguiu à queda da aeronave, o Jornal de Notícias noticiou que o INEM tinha demorado "Três horas para pousar a 300 metros das vítimas". Perante a informação, a organização divulgou um comunicado no qual revelava a cronologia da sua resposta de socorro ao canadair. "É falso que o helicóptero só tenha chegado ao local da ocorrência às 14h28 horas". O meio de emergência afirma ter aterrado "perto do local exatamente às 12h28", pode-se ler na nota partilhada. O Instituto destacou ainda que "as vítimas receberam, por parte do INEM, assistência médica diferenciada tão rapidamente quanto possível, num local de muito difícil acesso", manifestando ainda "profunda tristeza pela morte do Comandante Jorge Jardim". 

Entretanto, ainda no sábado o Ministério da Administração Interna (MAI) determinou à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a abertura de um inquérito ao incêndio que deflagrou no Parque Nacional da Peneda-Gerês e, em relação ao inquérito ao acidente com o canadair despenhado, fonte da investigação disse à Lusa que essa era uma responsabilidade de Espanha, devido ao facto de o acidente ter acontecido em território espanhol, a cerca de um a dois quilómetros da fronteira portuguesa.

Saliente-se que mais de uma centena de operacionais combatem esta segunda-feira o incêndio que desde sábado lavra no Parque Nacional Peneda-Gerês, numa zona de difícil acesso e onde o nevoeiro e o fumo do fogo estão a impedir o uso de meios aéreos. Segundo o comandante Paulo Santos, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a situação deste incêndio no Lindoso permanece "inalterada relativamente à noite de domingo", sendo que o fogo "continua a lavrar com muito fraca intensidade em zona de escarpas e fragas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório