Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Calor. Aviso amarelo em Faro estende-se a Évora e Beja na 3ª feira

O distrito de Faro está hoje com aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, situação que se estende a Évora e Beja partir de terça-feira, segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera.

Calor. Aviso amarelo em Faro estende-se a Évora e Beja na 3ª feira
Notícias ao Minuto

07:37 - 03/08/20 por Lusa

País IPMA

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso amarelo para Faro vigora até às 21h00 de hoje, enquanto os avisos para os distritos de Évora e Beja são válidos entre as 10h00 de terça-feira e as 05h00 de quinta-feira.

Segundo o IPMA, todo o território de Portugal continental e a Região Autónoma da Madeira estão hoje em risco muito elevado de exposição aos raios ultravioleta (UV), uma situação que se repete nas ilhas açorianas da Terceira, Flores e São Miguel.

Nas situações de risco muito elevado é aconselhado a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, e que se evite a exposição das crianças ao sol, enquanto no risco extremo é pedido que as pessoas permaneçam em casa.

O cálculo do risco de exposição à radiação ultravioleta (UV) é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje vento forte de noroeste com rajadas no litoral oeste e nas terras altas do Centro e Sul.

As temperaturas máximas vão variar entre os 23º (Porto e Aveiro) e os 34º (Faro, Beja e Castelo Branco) e as mínimas entre os 14º (Braga, Viseu e Coimbra) e os 21º (Faro).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório