A Sociedade Ponto Verde redesenhou os símbolos de reciclagem presentes nas embalagens. Apesar de as cores se manterem - o amarelo destina-se à reciclagem do plástico, o verde à do vidro, e o azul à do papel -, foram criados novos sinais e a DECO Proteste deixou um alerta a todos os consumidores.
"[Estes novos símbolos são] mais completos e informam o que deve fazer com as várias componentes da embalagem. Se tiver, por exemplo, uma caixa de plástico, já sabe que a deve depositar no amarelo. Mas, com estes novos rótulos, fica também a saber que deve esvaziá-la, espalmá-la e colocar-lhe a tampa antes de se desfazer dela", explica a associação de defesa do consumidor, através de uma nota divulgada no site oficial.
Contudo, adverte a DECO, pode haver casos "em que as coisas podem não ser tão simples". Dando o exemplo do saco de plástico do interior de uma embalagem de cereais, a associação refere que a partir de agora a embalagem de cartão dos cereais passa a esclarecer através da nova iconografia que a caixa vai para o ecoponto azul, mas que "esse saco de plástico deve ser separado e depositado no ecoponto amarelo".
"Com esta informação, o processo torna-se mais fácil para o consumidor, que terá menos dúvidas sobre o que separar e onde o colocar, para que se consiga aumentar os índices de reciclagem. Segundo a Sociedade Ponto Verde, em 2019 a taxa de retoma de embalagens no fluxo urbano foi de 58%", revelou ainda a associação.
Novos sinais© Deco Proteste