Sabe o que quer dizer a designação 'veículo em fim de vida'? Através de uma publicação colocada no Facebook, a Guarda Nacional Republicana (GNR) esclarece que esta é aplicada às viaturas "que não estão em condições de circulação, em consequência de acidente, avaria, mau estado ou outro motivo, e que chegaram ao fim da respetiva vida útil, passando a constituir um resíduo".
Assim, o respetivo proprietário de um destes carros deve entregá-lo "num centro de receção ou num operador de desmantelamento autorizado, que fará o pedido de cancelamento da matrícula aos serviços do Instituto da Mobilidades e dos Transportes (IMT)."
No mesmo post, a força de segurança dá conta que, no dia 13 de maio, no concelho de Ourique, através de militares do Comando Territorial de Beja, foram detetadas 13 infrações relacionadas com veículos em fim de vida.
No âmbito de uma operação de fiscalização de resíduos, "foram fiscalizados 17 veículos em fim de vida, sem condições para circular", sendo que, nesta sequência, se elaboraram "13 autos de contraordenação contra os proprietários, por não terem entregue os veículos num centro de receção ou num operador de desmantelamento autorizado".
Veja, acima, as imagens das viaturas publicadas pela GNR na rede social.