"O nosso município é um dos mais seguros de Portugal", começou por apontar, esta sexta-feira, o presidente da Câmara de Ovar, nas redes sociais.
Passado quase um mês do cerco sanitário ter sido levantado no município, Salvador Malheiro referiu que hoje a localidade "apresenta uma taxa de transmissão de Covid-19, igual a metade do valor nacional".
"Está na hora de apostarmos na nossa economia!"
Sobre a reabertura da atividade económica e social no município, o autarca revelou também que, a partir da próxima segunda-feira vai passar a estar autorizada a "abertura de lojas com porta aberta para a rua, com área superior a 400 m2", devendo ser "cumpridas as regras de ocupação, permanência e distanciamento".
"Esta tomada de decisão da Câmara Municipal surge após a auscultação do nosso Gabinete de Crise, no briefing realizado ontem", justificou o presidente social-democrata lembrando que a resolução do Conselho de Ministros relativa às medidas de desconfinamento delega às autarquias "esta decisão, neste caso concreto".
Concluindo que "está na hora" de Ovar voltar a apostar na sua economia, Salvador Malheiro garante que "a situação epidemiológica no território, está controlada, atenta à diminuição do número de casos ativos, ao valor reduzido do Índice R (número de pessoas que cada infectado contagia em média) e também ao aumento significativo do número de recuperados".
Por fim, o vice de Rui Rio no PSD deixa um elogio à população, reconhecendo ainda que "o povo vareiro, tem cumprido, escrupulosamente, com todas as orientações dadas pelas autoridades de saúde".
Segundo os dados mais recentes disponibilizados pelo município, Ovar conta no total com 698 casos confirmados de Covid-19, 36 vítimas mortais associadas à doença e 512 recuperados.