Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Marco de Canaveses vai remodelar arruamento projetado por Siza Vieira

Marco de Canaveses vai remodelar um arruamento segundo um projeto de Siza Vieira, junto à igreja da cidade, também concebida pelo arquiteto portuense, para melhorar a fluidez rodoviária da zona, disse à Lusa fonte autárquica.

Marco de Canaveses vai remodelar arruamento projetado por Siza Vieira
Notícias ao Minuto

10:08 - 01/05/20 por Lusa

País Arquitetura

O atual arruamento, com cerca de 100 metros de extensão, vai ser completamente reformulado, incluindo trabalhos de alargamento e de construção de um muro, aproveitando terrenos cedidos pela Santa Casa da Misericórdia do Marco de Canaveses.

A câmara municipal considera que aquela intervenção, realizada ao abrigo de um protocolo entre o município e a Fábrica da Igreja de Fornos, vai permitir "resolver o bloqueio na circulação no centro urbano, designadamente na zona das escolas", entre a rua Carneiro Geraldes e a Rua da Santa Casa

O atual caminho, apenas pedonal, vai passar a permitir, após a obra, a circulação de viaturas, num sentido, apontando-se para um investimento de 280 mil euros.

A autarquia prevê que a empreitada possa arrancar até ao verão.

Em declarações à Lusa, a presidente da câmara, Cristina Vieira, assinalou hoje a importância da empreitada, por "dar continuidade à obra de um arquiteto de referência internacional, um dos mais reconhecidos, Siza Vieira, que tem no Marco uma das suas melhores e mais queridas obras, a Igreja de Santa Maria".

Aquela intervenção, acrescentou a autarca, "também vai de encontro à estratégia de valorização turística do concelho, que foi reforçada com a candidatura aprovada para a requalificação do complexo da Igreja de Santa Maria.

Cristina Vieira reforça que aquele edificado é motivo da visita de pessoas de todo o mundo, justificando-se, por isso "o reforço dessa atração enquanto âncora de desenvolvimento turístico".

A Câmara do Marco de Canaveses tinha anunciado, no início de abril, que o Complexo Paroquial da Igreja de Santa Maria, que é monumento de interesse público, também vai ser recuperado, num investimento de cerca de 1,2 milhões de euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório