Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Porto aprova regulamento do Funicular dos Guindais e Elevador da Lada

A Assembleia Municipal do Porto aprovou por maioria, com a abstenção do Bloco de Esquerda e da CDU, o regulamento que define as condições de utilização do Funicular dos Guindais e do Elevador da Lada. 

Porto aprova regulamento do Funicular dos Guindais e Elevador da Lada
Notícias ao Minuto

06:38 - 10/04/20 por Lusa

País Porto

Reunida na quinta-feira por videoconferência, a Assembleia Municipal do Porto aprovou a proposta que traça as "condições e normas de utilização" dos equipamentos mecanizados de ligação entre as cotas. 

Em declarações à Lusa, após a sessão, a deputada Susana Constante Pereira, do Bloco de Esquerda, partido que se absteve na votação, afirmou apenas que o BE não concorda com "a concessão da gestão daqueles equipamentos a privados". 

O deputado Rui Sá, da CDU, considerou que o horário dos equipamentos não se "coaduna" com o horário dos trabalhadores que residem naquelas zonas da cidade, defendendo o "alargamento do funcionamento" dos equipamentos mecanizados.

Na reunião do executivo a proposta foi também aprovada por maioria, com a abstenção da CDU

Na terça-feira, a Câmara do Porto anunciou o encerramento temporário do Funicular dos Guindais, depois de ter avaliado a utilização diária do equipamento no atual quadro e ter concluído que "a média de passageiros diários era apenas 25".  

Nesse contexto, foi decidido o seu encerramento temporário a partir de quarta-feira, sendo que "durante este período, o transporte de passageiros habituais, com assinatura, será assegurado por táxi, mas apenas só para estes utilizadores".

Segundo o município, "todos os passageiros, portadores de assinatura, foram informados do encerramento temporário deste equipamento municipal, assim como da disponibilização do serviço de táxi, que estará disponível por chamada telefónica".

O Funicular dos Guindais é propriedade da autarquia, encontrando-se ainda em operação pela empresa Metro do Porto, a quem esteve concessionado desde a sua abertura, por um período de 15 anos.

A autarquia recorda, no entanto, que em junho de 2019 deliberou reassumir a gestão deste equipamento com o objetivo de o enquadrar num sistema integrado de ligações mecanizadas entre a cota alta e a cota baixa.

O concurso público para a manutenção e operação do equipamento foi aprovado em novembro de 2019, tendo o necessário visto do Tribunal de Contas para a sua efetivação sido remetido à Câmara do Porto no dia 01 de abril.

A gestão vai ser feita através de um contrato de prestação de serviços à Liftech, operadora que venceu o concurso público por prévia qualificação, no valor de 2,17 milhões de euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório