Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Pombal cria área para infetados ou suspeitos na zona desportiva

O município de Pombal adaptou o Pavilhão das Atividades Económicas, Desportivas e Culturais, na Zona Desportiva da cidade, para ali instalar uma Área Dedicada Covid-19 (ADC) do Centro de Saúde local.

Pombal cria área para infetados ou suspeitos na zona desportiva
Notícias ao Minuto

13:47 - 29/03/20 por Lusa

País Covid-19

De acordo com uma nota da Câmara de Pombal, no distrito de Leiria, enviada à agência Lusa, a ADC entrará em funcionamento na segunda-feira.

Com oito salas de observação, o espaço permitirá "triar os casos suspeitos de infeção por covid-19", numa zona "completamente isolada dos restantes utentes", afirma a autarquia, que pretende, assim, "evitar a propagação do vírus entre os utentes que recorrem ao Centro de Saúde de Pombal" e "identificar, de forma mais rápida e ágil, os casos de infeção pelo vírus".

Além de ceder as instalações, o município "realizou todas as necessárias adaptações e prestou todo o apoio logístico" para o funcionamento da Área, que "será da responsabilidade das autoridades de saúde, entre as 08:00 e as 20:00, de segunda a domingo" e cujos acessos serão devidamente sinalizados.

A criação desta ADC implicou, designadamente, a instalação de divisórias, canalização, eletrificação, informatização, limpeza e higienização e mobiliário, refere a Câmara, que "agradece a todos os seus colaboradores" envolvidos na operação.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia de Covid-19, foi detetado pela primeira vez na China em dezembro de 2019 e já infetou mais de 640.000 pessoas em todo o mundo, das quais mais de 30.000 morreram.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 119 mortes, mais 19 do que na véspera (+19%), e registaram-se 5.962 casos de infeções confirmadas, mais 792 casos em relação a sábado (+15,3%).

A 17 de março, o Governo decretou o estado de calamidade pública em Ovar e no dia 18 teve aí início um cerco sanitário que obriga ao controlo de entradas e saídas no território.

Desde as 00h do dia 19 de março, todo o país entrou no regime de estado de emergência, o que vigorará até às 23:59 do dia 02 de abril.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório