Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Termómetros podem chegar aos 29ºC, mas será 'sol de pouca dura'

As temperaturas pouco habituais para esta época do ano deverão baixar já na quinta-feira e, na sexta-feira, o céu deverá voltar a ficar nublado.

Termómetros podem chegar aos 29ºC, mas será 'sol de pouca dura'
Notícias ao Minuto

10:30 - 11/03/20 por Filipa Matias Pereira

País Meteorologia

Esta quarta-feira, revela o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), poderá contar com "temperaturas máximas acima do habitual para a época do ano". Em Beja, as temperaturas deverão mesmo chegar aos 29º. Mas está também previsto um "acentuado arrefecimento noturno". No fim de semana, há possibilidade de aguaceiros e trovoada. 

O céu deverá apresentar-se pouco nublado ou limpo, com exceção para as regiões a norte do Cabo da Roca que, até meio da manhã, deverão contar com céu muito nublado. Quanto ao vento, irá soprar de forma moderada (até 30 km/h) a partir da tarde, de noroeste na faixa costeira ocidental e temporariamente forte (até 40 km/h) entre os cabos Raso e Carvoeiro, e de sueste no Algarve.

Em alguns locais é ainda de prever "neblina ou nevoeiro matinal", em particular no litoral a norte do Cabo da Roca.

Se planeia saídas noturnas, deve levar um agasalho porque indica o IPMA que haverá arrefecimento noturno.

Quanto às temperaturas máximas, as mais altas deverão registar-se em Beja. Se reside nesta região, saiba que os termómetros poderão chegar aos 29º. Ligeiramente mais baixa é a temperatura prevista para Évora, Setúbal e Santarém (28º), seguindo-se Lisboa com 27º.

Em Faro, a temperatura máxima deverá chegar aos 26º, assim como em Castelo Branco. Leiria e Viseu deverão registar 23º de máxima, enquanto que Coimbra, Braga e Guarda se deverão ficar pelos 22º. Para o Porto é apontada uma máxima de 18º.

As temperaturas mínimas deverão oscilar entre os 11 e os 13º no sul, enquanto que no centro e no norte deverão rondar os 9/12º.

Na quinta-feira, estas temperaturas máximas deverão descer e na sexta-feira deve contar inclusive com céu muito nublado. No fim de semana, o céu apresentar-se-á "pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade no interior da região Centro e do Alto Alentejo durante a tarde, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada", acrescenta o IPMA.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório