Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Ana Gomes partilha mensagem de Rui Pinto: "Como cidadão fiz o meu dever"

Antiga eurodeputada publicou texto que pediu ao pirata informático para escrever. Com conferência adiada, colocou-o no Twitter.

Ana Gomes partilha mensagem de Rui Pinto: "Como cidadão fiz o meu dever"

Ana Gomes publicou, no Twitter, um texto que pediu a Rui Pinto para escrever de modo a que a antiga eurodeputada o pudesse ler em seu nome numa conferência em que iria participar, em Florença, Itália. Com conferência adiada, devido ao surto de coronavírus, colocou-o no Twitter. "Como cidadão fiz simplesmente o meu dever", considera o pirata informático. 

"O Luanda Leaks é o exemplo mais recente de que os denunciantes e o jornalismo de investigação são essenciais para a nossa democracia", continua Rui Pinto.

O hacker reitera que "durante anos, e apesar dos constantes alertas de que Portugal se tornara numa plataforma de lavagem de dinheiro da cleptocracia angolana, as autoridades judiciárias e de regulação nada fizeram".

E a mensagem prossegue, com Rui Pinto a referir que apenas fez o seu "dever" e garantindo que voltaria a fazer tudo de novo: "Como cidadão fiz simplesmente o meu dever ao ajudar a expor este e outros crimes, e mesmo sabendo de antemão da primitiva perseguição de que os denunciantes são alvo em Portugal, voltaria a fazê-lo".

Recorde-se que, no início do passado mês de fevereiro, o Tribunal da Relação de Lisboa decidiu "julgar improcedente" o recurso apresentado por Rui Pinto, criador do Football Leaks, e manteve o 'hacker' em prisão preventiva até ser julgado por 90 crimes.

Depois de ter sido preso na Hungria e extraditado para Portugal, ao abrigo de um mandato internacional, Rui Pinto está preso desde março de 2019, tendo revelado recentemente que entregou um disco rígido à Plataforma de Proteção de Denunciantes na África, que permitiu a recente revelação dos Luanda Leaks, um caso de corrupção relacionado com a empresária angolana Isabel dos Santos.

[Notícia atualizada às 11h14]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório