Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Rede ferroviária espanhola situa Vigo em Portugal e Lisboa a meio caminho

Mapa publicado pela Renfe, rede ferroviária espanhola, tem várias imprecisões que não passaram despercebidas.

Rede ferroviária espanhola situa Vigo em Portugal e Lisboa a meio caminho
Notícias ao Minuto

11:31 - 12/02/20 por Melissa Lopes

País Insólito

A empresa pública ferroviária espanhola, Renfe, publicou um mapa das vários itinerários em Espanha e as ligações ao país vizinho, Portugal. Até aqui tudo bem, não fosse o mapa conter algumas imprecisões.

Na representação dos dois países, Vigo é situado  em território português. Lisboa, a capital lusa, é colocada a meio caminho, algures no distrito de Santarém. Já o Porto surge no Interior, próximo de Viseu. 

O caso, a que o jornalista Ruben Martins deu conta no Twitter, já deu origem a uma notícia no jornal 'Faro de Vigo'

"Eu sei que sempre nos chamaram portugueses, mas isto do mapa já me parece excessivo", reagiu no Twitter um habitante de Vigo. 

Entretanto, Renfe pediu desculpas por "uma falha no desenho" no mapa que distribuiu numa revista da empresa. "Pedimos desculpas pelo que foi uma falha no desenho ao ajustar a disposição das linhas no mapa em todo o território", afirma hoje a Renfe na rede social Twitter, agradecendo a todos os que detetaram e avisaram a empresa "deste erro, que sem dúvida será resolvido na próxima edição".

O mapa de Portugal e Espanha que pretende sublinhar a interoperacionalidade da rede de comboios da empresa espanhola vem reproduzido no último número da revista da companhia Club-Renfe.

Em Espanha também já foram detetados outros erros, como o facto de a Corunha, Santander ou Gijón estarem localizados longe do mar, ou Badajoz longe da fronteira portuguesa, entre outros erros de localização.

[Notícia atualizada às 12h40]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório