Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Jovens portugueses convocam mais uma greve climática para 13 de março

Os jovens ativistas portugueses aderem em 13 de março a mais uma greve climática estudantil global, seguindo o apelo internacional do movimento estudantil 'Fridays for Future', que exige medidas políticas em defesa do ambiente.

Jovens portugueses convocam mais uma greve climática para 13 de março
Notícias ao Minuto

13:00 - 11/02/20 por Lusa

País Ambiente

Em comunicado divulgado esta terça-feira, o coletivo estudantil que tem participado e promovido manifestações em Portugal afirma que o objetivo é lançar "uma onda" pela justiça climática na primavera de 2020.

"Depois das mobilizações de 2019, em março, maio, setembro e novembro, continuamos a não ter a resposta suficientemente ambiciosa, face à ameaça cada vez mais intensificada da crise climática", lê-se no documento enviado às redações pela 'Greve Climática Portugal'.

Lisboa (15h00), Porto (hora por definir), Aveiro (10h30), Penafiel (10h30) e Pico (10h30) são as localidades com manifestações já confirmadas em dia de greve às aulas.

No 'Manifesto 13 de março', os jovens afirmam que a "casa está a arder" e que as sociedades têm uma década para reverter um século.

Para os jovens, o Orçamento do Estado para este ano, aprovado na semana passada, demonstra "uma insuficiência grave" no compromisso de atingir as metas para a neutralidade carbónica.

Os jovens querem "acabar com as concessões petrolíferas e de gás ainda existentes em Portugal e com a legislação que permite a aprovação de novos contratos" nesta matéria.

Ao mesmo tempo, propõem a investigação de alternativas "realmente sustentáveis", que possam substituir as baterias a lítio e a utilização de gás natural.

Eletrificar o sistema de transportes nacional e renovar a ferrovia são outras propostas inscritas no manifesto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório