Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Universidade cria ferramenta para analisar fogos urbanos

Uma gestão mais eficaz de bombeiros e equipamentos ou a definição do melhor local para instalar um quartel de bombeiros serão possíveis com uma ferramenta para analisar incêndios urbanos que vai ser criada pela Universidade Nova de Lisboa.

Universidade cria ferramenta para analisar fogos urbanos
Notícias ao Minuto

11:00 - 06/02/20 por Lusa

País Incêndio urbano

O projeto de investigação foi hoje apresentado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova. Aplicando inteligência artificial e metodologias da ciência de dados o projeto chamado AI-4-MUFF vai analisar os fogos urbanos para entender o fenómeno.

O objetivo é desenvolver uma investigação sobre esta área e criar uma nova ferramenta que permita gestão mais eficaz dos recursos da administração pública, diz a faculdade num comunicado.

A Faculdade de Ciências e Tecnologia lidera o projeto, que envolve mais duas unidades de investigação, o Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial e o Centro de Matemática e Aplicações. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), onde foi apresentado o projeto, é também parceira.

A ANEPC diz, citada no comunicado, que não existem estudos de caráter científico que analisem de forma sistemática os fogos dentro das cidades ou sequer que estudem a multiplicidade de dados recolhidos nos últimos 10 anos.

"Mesmo com um grande número de corporações de bombeiros em regiões mais populosas, não existe qualquer garantia de uma intervenção eficiente e igualitária em todo o país", refere também a ANEPC no documento, considerando que o projeto de investigação vai desenvolver uma ferramenta que irá ajudar os bombeiros locais a tomarem decisões "tecnicamente mais fundamentadas", como distribuir melhor os recursos humanos e os equipamentos, ou mesmo definir a melhor localização para um quartel de bombeiros.

O protótipo do sistema será testado em ambiente real e a ferramenta será implementada inicialmente num conjunto limitado de municípios e corporações de bombeiros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório