Meteorologia

  • 26 JANEIRO 2020
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 16º

Edição

Praying Mantis e Blitzkrieg participam no Hardmetalfest Mangualde

As bandas britânicas Praying Mantis e Blitzkrieg participam, no sábado, no Hardmetalfest Mangualde, estreando-se nos palcos em Portugal.

Praying Mantis e Blitzkrieg participam no Hardmetalfest Mangualde
Notícias ao Minuto

17:52 - 10/01/20 por Lusa

Cultura Mangualde

"São porta-estandartes da New Wave of British Heavy Metal [movimento musical que surgiu na Inglaterra e se espalhou pelo mundo], na onda dos anos 80", explicou à agência Lusa José Rocha, que organiza este festival.

Segundo o responsável, na 26.ª edição do Hardmetalfest Mangualde acontecerá também a estreia em Portugal dos Xentrix, igualmente oriundos da Inglaterra, mas "mais ligados ao Thrash Metal", um subgénero do Heavy Metal.

"É considerada a melhor banda de Thrash Metal em Inglaterra. Também é oriunda dos anos 80 e estreia-se em Portugal", acrescentou.

José Rocha adiantou que o cartaz inclui igualmente os alemães Blood e os noruegueses Ancient, consideradas "bandas mais extremas".

O programa do 26.º Hardmetalfest Mangualde fica completo com a presença dos espanhóis Dark Embrace e dos portugueses Sacred Sin, Infraktor, Godark e Karbonsoul.

"Cada vez mais tentamos que as bandas portuguesas sejam estreia no palco de Mangualde. À exceção dos Sacred Sin, que já não tocam cá desde 1999, as outras três bandas portuguesas são estreias", referiu o organizador.

Atendendo à adesão registada até ao momento e ao que aconteceu nos últimos anos, José Rocha prevê que o festival vá encher de gente o Centro Recreativo e Cultural de Santo André.

"Atualmente, vem uma mistura de 'old school' [velha guarda] com pessoal mais jovem, miúdos de 17/18 anos. Vêm pais com filhos, famílias inteiras", afirmou.

Além de portugueses, o festival costuma contar com a presença de espanhóis, franceses, belgas, ingleses e alemães.

"Este ano, devido à crescente comunidade brasileira em Portugal, temos muitos brasileiros a perguntar onde fica e como são os preços", contou.

No sábado, estará à venda um livro que apresenta uma retrospetiva do que foi o Hardmetalfest Mangualde até hoje.

Segundo José Rocha, o Hardmetalfest Mangualde está entre os doze festivais do género mais antigos do mundo.

Este festival surgiu em 1997, com o nome de Festival de Heavy Metal de Mangualde, tendo-se inicialmente realizado no antigo ciclo preparatório. A partir de 1999, começou a ter como "casa" o Centro Recreativo e Cultural de Santo André.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório