Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Obra vandalizada em Leça da Palmeira. "Vergonha", "300 mil euros", lê-se

Escultura de Pedro Cabrita Reis foi vandalizada com inscrições de indignação: "Vergonha", "300 mil euros" , "os nossos impostos" e "isto é Leça", pode ler-se nas vigas de ferro da obra. Autarca lamenta "ato de vandalismo" e defende que "a política cultural é determinante para combater a intolerância".

Obra vandalizada em Leça da Palmeira. "Vergonha", "300 mil euros", lê-se
Notícias ao Minuto

10:25 - 30/12/19 por Melissa Lopes

País Leça da Palmeira

A escultura 'A Linha do Mar', inaugurada recentemente em Leça da Palmeira, foi vandalizada este domingo, dia 29. Nas vigas de ferro, foram escritas frases de indignação, como "vergonha" e "300 mil euros", uma referência ao valor que a Câmara de Matosinhos pagou pelo trabalho. 

Luísa Salgueiro, presidente da Câmara, reagiu afirmando que "Matosinhos acordou com mais um ato de vandalismo", uma situação que, frisou, "infelizmente não é nenhuma novidade". 

A autarca socialista recorda que em 2015, foi destruído o cruzeiro de Leça do Balio, uma obra com cinco séculos, que foi este ano reposta "E, nesse mesmo ano, a iluminação da escultura 'She Changes', mais conhecida por ‘Anémona', de Janet Echelman foi também alvo de vandalismo. Também o conjunto escultórico 'Dois Gémeos', a homenagem a Passos Manuel e José da Silva Passos, de Julião Sarmento, inaugurada em 2016, é sucessivamente grafitado", relembrou.

Desta vez, o delito aconteceu na instalação de Pedro Cabrita Reis. Trata-se de um autor cuja obra pode ser encontrada em todo o mundo, nomeadamente no TATE, em Londres, e agora também em Leça da Palmeira, integrando o roteiro de arte pública municipal, juntando o seu nome a outros como José Pedro Croft.

Referindo que "evidentemente que o investimento na cultura está longe de ser consensual" e que "é perfeitamente respeitável que as pessoas tenham a opinião de que esta não seja uma responsabilidade do Estado, privando o seu acesso à classe média e baixa", a autarca defende que existem outras formas de "evidenciar essa opinião". "Formas legais, democráticas e menos lesivas do nosso património comum",  concretiza. 

Para Luísa Salgueiro, a "política cultural é determinante para combater a intolerância". "É também por isso é que decisivo continuar a investir nesta área, como a Câmara Municipal de Matosinhos tem feito nas últimas três décadas. A diversidade de opiniões, a discussão de ideias antagónicas e a tolerância terão sempre lugar em Matosinhos", rematou. 

Contactada pelo Notícias ao Minuto esta segunda-feira, a PSP confirma o ato de vandalismo e adianta que não foi feita queixa. A mesma fonte remete mais esclarecimentos para depois, sendo expectável que a autoridade tenha feito uma participação do sucedido. 

Em declarações ao jornal Público, o artista Pedro Cabrita Reis atribuiu o incidente à extrema-direita. “Não é um vandalismo contra a minha escultura, é uma manifestação de extrema-direita”, afirmou. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório