Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Depressão Elsa: 2 mortos, 51 desalojados, Águeda causa "mais preocupação"

Depressão Elsa fez duas vítimas mortais. Um homem de 50 anos no Montijo, após queda de árvore, e um homem em Castro Daire, após desabamento de casa. Há uma pessoa desaparecida na mesma localidade. Acompanhe ao minuto tudo o que se passa.

Depressão Elsa: 2 mortos, 51 desalojados, Águeda causa "mais preocupação"
Notícias ao Minuto

23:40 - 19/12/19 por Ana Lemos e Anabela de Sousa Dantas

País Depressão Elsa

23h33 - A circulação do Metro do Porto, que esteve cortada entre as estações da Levada e de Fânzeres, em Gondomar, foi restabelecida às 22h50.

23h31 - Cerca de 150 quedas de árvores e de estruturas, inundações e 30 desalojados num acampamento na Vidigueira, são as principais ocorrências devido ao mau tempo registadas hoje no Alentejo, segundo fontes da Proteção Civil

23h21 - O CDOS de Viseu confirmou ao Notícias ao Minuto que uma pessoa está desaparecida em Castro Daire, depois de um aluimento de terras, na Estrada Nacional 2, na freguesia de Ribolhos. O alerta foi dado às 21h25 e trata-se do condutor de uma retroescavadora. Às 23h20, a pessoa estava a ser procurada pelas autoridades.

Contactado pela Lusa, o comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Rui Laranjeira, adiantou que foram acionadas duas equipas de resgate que vão tentar realizar buscas no local para tentar encontrar o ocupante da máquina. Existe também a possibilidade de o condutor da retroescavadora ter caído no rio.

22h47 - Transtejo/Soflusa fretou autocarro para levar utentes dos transportes fluviais para localidades da Margem Sul. Estação do Terreiro do Paço está encerrada e todas as ligações suprimidas. Não há ainda a certeza se as primeiras ligações serão retomadas no horário normal, amanhã de manhã. Houve casos de passageiros à espera de transporte desde as 16h30 até às 23h00.

22h37 - Caudal do rio em Águeda, no distrito de Aveiro, já transbordou. População é novamente avisada para a possibilidade de cheias semelhantes às ocorridas no ano de 2001.  A baixa da cidade de Águeda encontra-se inundada devido às descargas "brutais" da Barragem de Ribeiradio, no concelho vizinho de Sever do Vouga, disse à Lusa fonte da autarquia.

22h33 - O número de ocorrências registadas pela Proteção Civil dos Açores, devido à passagem da depressão Elsa, aumentou para 30, ao longo do dia, mas não há vítimas ou estragos de maior dimensão.

22h26 - A Altice Portugal reforçou para mais de meio milhar o número de técnicos e operacionais especializados para responder às situações de afetação de serviço e clientes em todo o país causadas pelo mau tempo.

22h03 - Subida das águas nas ribeiras algarvias, mas ainda sem incidentes. Sete barras encerradas por precaução.  Comandante Rocha Pacheco indicou aos jornalistas que, na costa algarvia, "a maré está a decrescer" e que "não houve galgamentos até agora".

21h42 - Um homem morreu na localidade de Puenxo, nas Astúrias, à passagem da depressão Elsa, marcada por ventos que atingiram os 160 quilómetros por hora, segundo a agência de notícias espanhola EFE.

21h40 -  A circulação ferroviária da Fertagus está condicionada desde as 20:30 de hoje entre as estações de Setúbal e do Pinhal Novo, em Palmela, devido à queda de uma árvore.

21h36 - Ponto de situação da circulação ferroviária. Linha do Oeste - Restabelecida circulação entre Amieira e Lourical. Linha do Sul - Restabelecida circulação entre Pinhal Novo e Palmela.

21h24 - A Proteção Civil estima que as condições meteorológicas adversas se mantenham até às 3h da madrugada de sexta-feira, altura em que se deverá registar um ligeiro desagravamento, quer da precipitação, quer do vento. As condições deverão agravar-se novamente por volta das 14h, mas com menor intensidade.

21h08 - Proteção Civil confirma a existência de dois mortos e 51 desalojados na sequência da passagem da depressão Elsa, esta quinta-feira. Distrito com mais ocorrências é o Porto, Águeda causa "mais preocupação". Pedro Nunes esclareceu aos jornalistas que "a situação adversa vai-se manter até às 3h da madrugada" e que o "quadro de precipitação vai-se manter forte e persistente", assim como o vento. Os distritos mais afetados, esta quinta-feira, foram Braga, Porto, Viseu, Aveiro e Coimbra.

A Proteção Civil afirmou ainda que os caudais do rio Tâmega, principalmente em Chaves e Amarante, "terão que ser monitorizados nas próximas horas" por causa da "entrada muito grande de água" que se deverá verificar na sequência da forte precipitação. "A situação que mais nos preocupa é Águeda, que está com caudais muito próximos daqueles que resultaram nas cheiras de 2001", disse Pedro Nunes, sublinhando que, se se mantiver a precipitação, "é possível que venha a sofrer uma inundação muito idêntica ao que aconteceu em 2001".

São, ainda, confirmadas as duas vítimas mortais. Um homem de 50 anos no Montijo, depois de um queda de árvore ter causado o despiste do veículo pesado que conduzia. E um homem de 61 anos na sequência da derrocada de um casa em Castro Daire. São ainda registados 51 desalojados, que já foram realojados em residências temporárias, até regressarem à primeira habitação ou a uma alternativa.

20h54 - Nova depressão chega sábado. Fabien vai afetar as zonas Norte e Centro.

20h51 - A Câmara de Almada, no distrito de Setúbal, vai assegurar o realojamento dos nove moradores da casa que, na madrugada de hoje, sofreu danos na cobertura devido à queda de uma árvore.

20h50 - A queda de uma árvore obrigou hoje as autoridades a cortar ao trânsito o Itinerário Complementar (IC)2, na freguesia da Abrigada, Alenquer, no distrito de Lisboa.

20h49 - A ANA - Aeroportos de Portugal aconselhou hoje os passageiros a verificarem a situação dos seus voos junto das companhias aéreas antes de irem para o aeroporto de Lisboa, porque pode haver atrasos devido ao mau tempo.

20h45 - Ponto de situação circulação ferroviária. Linha do Sul - Circulação suspensa nas duas vias entre Pinhal Novo e Palmela, devido a queda de árvore.

20h43 - O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa, foi afetado pela depressão Elsa que assola o país e vai estar fechado "nos próximos tempos", disse à Lusa fonte oficial da Fundação EDP.

20h30 - Cerca de 200 pessoas foram hoje retiradas de moto 4 da estação ferroviária da Trofa depois da subida das águas de um ribeiro afluente do rio Ave as ter retido no local, disse à Lusa o comandante dos bombeiros.

Notícias ao MinutoSubida das águas cobriu 10 degraus da escadaria de acesso à plataforma ferroviária© Miguel Pereira/Global Imagens

20h07 - Ponto de situação sobre circulação rodoviária. Linha do Norte - Restabelecida circulação nas duas vias entre Vale da Figueira e Entroncamento a partir das 19h50.

19h55 - Uma segunda vítima mortal da passagem da depressão Elsa. Uma pessoa morreu na sequência do desabamento de uma casa, em Codeçais, no concelho de Castro Daire. O desabamento da casa aconteceu às 15h30, na sequência de um desabamento de terras. No interior estava o proprietário. Os Bombeiros de Castro Daire confirmaram ao Notícias ao Minuto que estava a ser procurado um homem que ficou soterrado. O corpo do homem de 61 anos foi mais tarde encontrado.

19h31 -  Portugal será afetado no sábado por uma nova depressão, denominada Fabien, mas os níveis de precipitação e de vento serão inferiores aos registados durante o dia de hoje, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

19h29 - A mara da Lousã fechou hoje, às 19:00, três estradas do concelho por precaução devido ao mau tempo, incluindo um dos acessos a três lugares da Serra da Lousã que integram a rede Aldeias do Xisto.

19h27 - A Proteção Civil contabilizou 106 ocorrências no distrito de Vila Real, entre as 00:00 e as 18:00, a maioria relacionadas com quedas de árvores e inundações, e centra atenções na subidas dos caudais dos rios Douro e Tâmega.

19h07 - Ponto de situação sobre circulação ferroviária. Linha do Norte  - Está condicionada entre o Vale da Figueira e o Entroncamento por causa de queda de quatro árvores sobre a catenária. A circulação continua a funcionar nas duas direções mas apenas numa via. Linha da Beira Alta - Condicionado troço entre Luso e Mortágua por falta de tensão na catenária. Condicionado troço entre Pinhel e Guarda, por queda de barreira ao km 213,500.  Linha do Vouga - Suspensa circulação no troço entre Macinhata e Sernada. Linha do Alentejo - Comboio imobilizado no troço entre Moita e Barreiro, circulação em ambos os sentidos por uma via.

19h00 - A cidade de Braga registou hoje um "pico de precipitação" entre as 15h00 e as 16h00, intervalo em que a chuva que caiu foi quase metade da registada em todo o dia anterior. Esse "fenómeno excecional" foi a principal causa das inundações registadas na cidade, que levaram ao corte do trânsito automóvel em ruas, avenidas e túneis. A queda intensa de chuva também é responsável por "eventuais alagamentos" em "zonas mais sensíveis" do Porto e de Vila Nova de Gaia, de acordo com a Capitania do Douro.

18h45 - A circulação na ponte sobre o rio Mondego, na Figueira da Foz, foi esta tarde proibida a veículos pesados de mercadorias sem carga e motociclos, devido ao vento.

18h43 - A ligação fluvial entre Cacilhas, em Almada, e o Cais do Sodré, em Lisboa, também já se encontra suspensa devido ao agravamento das condições atmosféricas, anunciou hoje a Transtejo/Soflusa. Era a única ligação fluvial que ainda estava a funcionar na travessia do Tejo.

18h30 - A mara de Águeda já alertou a população para a eventualidade de ocorrerem cheias na baixa da cidade, devido à previsível subida do nível da água do rio que atravessa a cidade.

18h25 - Nas redes sociais, vários internautas partilham imagens dos efeitos provocados pela passagem da depressão Elsa.

18h16 - Árvore cai em cima de uma habitação na Estrela, em Lisboa

18h04 - Circulação condicionada na Ponte Vasco da Gama e na Ponte 25 de Abril. A circulação está interdita a pesados com lona e motociclos.

18h00 - A queda de uma árvore sobre um camião, na EN10, em Canha, entre as localidades de Tapadas e Infantado, provocou uma vítima mortal. De acordo com fonte da GNR de Montijo, a vítima mortal é o condutor do camião, um homem de 50 anos. É também a primeira vítima mortal provocada pela depressão Elsa.

17h28 - Choque frontal na Avenida Marginal, que liga Cascais a Lisboa. O acidente ocorreu junto à Marina de Oeiras. A estrada está cortada em ambos os sentidos na zona de Santo Amaro de Oeiras e Carcavelos.

17h17 - Várias estradas cortadas na Serra de SintraA principal estrada da Serra de Sintra, entre os cruzamentos de Azoia e de Portela e Portela Capuchos, foi encerrada devido à forte precipitação e intensidade do vento, divulgou a Câmara de Sintra.

A estrada foi encerrada às 17h00 e a interdição vai manter-se até que estejam "repostas as condições de segurança no local", informou a autarquia, apelando às pessoas "para evitarem qualquer atividade na serra de Sintra", no distrito de Lisboa.

A Câmara de Sintra decidiu também encerrar hoje ao público o 'Reino do Natal', atendendo às condições meteorológicas.

16h50 - Linha ferroviária da Beira Baixa interrompida entre o Fratel e Vila Velha de Ródão devido a um problema num talude. Também a Linha do Norte sofreu perturbações, mas entretanto a circulação foi normalizada em ambas as linhas.

16h41 - Cortadas as ligações fluvais entre o Terreiro do Paço e a Margem Sul.

16h03 - O Governo está  a acompanhar a evolução da depressão Elsa, sublinhando que os técnicos das Direções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP) estão "prontos a intervir" no levantamento dos prejuízos.

15h51 -  O rio Tâmega já galgou as duas margens em Chaves e a previsão é que continue a subir, inundando zonas comerciais e habitações ao final da tarde e durante a madrugada.

13h15 - Cerca de 1.800 ocorrências foram registadas em Portugal continental entre quarta-feira e as 12h00 de hoje devido ao mau tempo, sendo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Viseu os mais afetados, segundo a Proteção Civil.

13h10 - Face às condições meteorológicas adversas, o Wonderland Lisboa foi suspenso esta quinta-feira e manter-se-á até que as condições meteorológicas voltem a permitir o seu normal funcionamento.

11h29 - EDP ativa modo 'alerta' no país. Norte em modo 'perturbado'. EDP Distribuição tem uma equipa no terreno a trabalhar para mitigar os efeitos do mau tempo que se estão a fazer sentir em todo o país, em especial na região Norte, onde a elétrica já ativou o estado de 'perturbado'. Os municípios mais afetados pela interrupção de energia elétrica são Amarante, Braga, Guimarães, Esposende e Barcelos.

EDP Distribuição diz ainda que está previsto um agravamento das condições meteorológicas para as próximas horas e, por isso, está a trabalhar em "estreita articulação" com a Proteção Civil e em ligação permanente com o IPMA

Recorde-se que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou ontem a população para o agravamento das condições meteorológicas, com precipitação forte e persistente, vento forte nas terras altas e agitação marítima forte em toda a costa.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu para a tarde desta quinta-feira o aviso vermelho, o mais grave, para os distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Braga, Porto, Vila Real e Viana do Castelo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório