Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 19º

Alentejo: Cerca de 150 quedas de árvores e de estruturas e 30 desalojados

Cerca de 150 quedas de árvores e de estruturas, inundações e 30 desalojados num acampamento na Vidigueira, são as principais ocorrências devido ao mau tempo registadas hoje no Alentejo, segundo fontes da Proteção Civil.

Alentejo: Cerca de 150 quedas de árvores e de estruturas e 30 desalojados
Notícias ao Minuto

23:27 - 19/12/19 por Lusa

País Depressão Elsa

Deslizamentos de terras e danos em redes elétricas foram ainda outros problemas provocados pelo mau tempo, até às 22:00, de acordo com as mesmas fontes.

Na Vidigueira, no distrito de Beja, o vento forte levantou as coberturas de um acampamento e cerca de trinta pessoas ficaram desalojadas, encontrando-se no local elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil e da Cruz Vermelha a avaliar a situação, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja.

Fonte da GNR indicou à Lusa que uma mulher sofreu ferimentos ligeiros quando uma árvore caiu em cima do veículo que conduzia, na Estrada Nacional 389, entre Campo Redondo e Colos, no concelho de Odemira, tendo sido transportada para o Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém.

Segundo fonte do CDOS de Portalegre, entre as 00:00 e as 22:00, foram contabilizadas 104 ocorrências no distrito relacionadas com o mau tempo, mas salientou que todas foram "de pequena monta" e que "não causaram danos".

A parte norte do distrito foi onde se registaram mais ocorrências, acrescentou a fonte, assinalando que os concelhos mais afetados foram Castelo de Vide, Nisa, Marvão, Portalegre e Ponte de Sor.

Segundo o CDOS, foram contabilizadas no distrito de Portalegre, 75 quedas de árvores, 12 movimentos de massa, 12 inundações, a maioria em vias públicas, três quedas de estruturas e duas limpezas de via.

No distrito de Évora, até às 22:00, foram registadas 37 quedas de árvores, em vários concelhos, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora.

"A queda mais significativa foi a que aconteceu na Estrada Nacional 254, que liga Redondo a Bencatel" e que, entre as 15:20 e as 16:45, "obrigou ao corte da via, nos dois sentidos, para possibilitar os trabalhos de remoção da árvore", adiantou o CDOS.

Danos em redes elétricas nos concelhos de Vendas Novas e Arraiolos foram outros dos problemas: "Foram cabos ou postes caídos nas vias, mas, que tenhamos conhecimento, não foram afetadas as comunicações, nem o fornecimento de energia".

Duas inundações no distrito, uma delas uma pequena inundação numa habitação em Évora e duas quedas de estruturas, uma foi um placard publicitário em Évora, foram outras situações indicadas pelo CDOS.

Já no distrito de Beja, além da ocorrência registada na Vidigueira, O CDOS indicou que se verificaram 28 quedas de árvores, a maioria no concelho de Odemira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório