Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
29º
MIN 17º MÁX 30º

COP25: Cimeira em Madrid vai ter "sobretudo uma dimensão política"

O ministro do Ambiente considerou hoje que a cimeira do clima (COP25) que começa na segunda-feira em Madrid vai ter "sobretudo uma dimensão política" e que ir mais além do Acordo de Paris só na próxima cimeira.

COP25: Cimeira em Madrid vai ter "sobretudo uma dimensão política"
Notícias ao Minuto

15:24 - 29/11/19 por Lusa

País Matos Fernandes

"A COP de Madrid que começa na segunda-feira, tem sobretudo uma dimensão política", declarou o ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, à margem do Fórum da Mobilidade e Novas Tendências, que está a decorrer em Ermesinde.

Segundo Matos Fernandes, as grandes decisões, nomeadamente compromissos objetivos quantificados de ir mais além do que aquilo que foram os compromissos iniciais previstos no Acordo de Paris sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa "só vão ser traduzidos em números na COP seguinte".

Para o ministro, nesta 25.ª Conferência das Partes (COP25) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas "é mesmo importante o compromisso político dos líderes dos países. É uma COP em que Portugal vai mostrar (...) que não está a comprometer-se, mas que já fez", comentou.

Matos Fernandes reiterou que Portugal vai mostrar em Madrid que é um "país ambicioso" e vai mostrar o trabalho que tem realizado, designadamente com o Programa de Apoio à Redução Tarifária dos Transportes Públicos (PART).

"Com o Programa de Apoio à Redução Tarifária dos Transportes Públicos conseguimos em seis meses aumentar 12% a utilização de transporte coletivo, com a redução de emissões que daí resulta", afirmou, acrescentando que o país também já reduziu em 18% as emissões de dióxido de carbono.

"Portugal é um país que tem muito para mostrar e vai mostrá-lo participando num acontecimento relevante. É o nosso roteiro de neutralidade carbónica e vamos apresentar um facto da maior relevância que é o compromisso para o financiamento sustentável assinado com todas as instituições financeiras portuguesas que é ainda uma coisa muito rara".

Matos Fernandes afirmou que Portugal é um dos países "mais ambiciosos no seu compromisso, porque já fez muito no passado".

A COP25 devia realizar-se no Chile, depois de a COP24 se ter realizado na Europa (Polónia), mas o governo chileno acabou por desistir da organização, devido à agitação social no país. Espanha aceitou organizar a cimeira, que vai decorrer entre 2 e 13 de dezembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório