Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 26º

Sismo de magnitude 4,3 foi sentido hoje no Faial sem registo de danos

Um sismo de magnitude 4,3 na escala de Richter e epicentro a cerca de 30 quilómetros a oeste da freguesia do Capelo, na ilha do Faial, foi hoje sentido, sem provocar danos.

Sismo de magnitude 4,3 foi sentido hoje no Faial sem registo de danos
Notícias ao Minuto

17:09 - 24/11/19 por Lusa

País Açores

De acordo com a Proteção Civil regional, que cita o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), o sismo registado às 14:43, com epicentro a cerca de 30 quilómetros a oeste do Capelo, teve uma magnitude de 4,3 na escala de Richter e "foi sentido com intensidade máxima IV/V na escala de Mercalli Modificada nas freguesias do Capelo e Castelo Branco, no concelho da Horta", ilha do Faial.

O sismo fez-se também sentir nas freguesias de Pedro Miguel, Feteira e Angústias, na Horta, com intensidade IV.

O sismo, "de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais", informa o CIVISA.

A zona oeste do Faial está a registar, desde o dia 03 de novembro, "um ligeiro incremento" da atividade sísmica, com todos os eventos "com epicentro no mar", explicou à agência Lusa o presidente do CIVISA.

Foram já registados mais de um milhar de eventos, desde o início do mês.

"É uma das muitas zonas sismogénicas do arquipélago e desde o dia 03 de novembro, sensivelmente desde as 16:00, que se registou um ligeiro incremento da atividade sísmica nesta zona sismogénica, localizada a oeste do Faial, com uma distância entre os 25 e os 35 quilómetros da ilha", adiantou, no início do mês, Rui Marques, acrescentando que "este é o terceiro incremento da atividade sísmica neste setor este ano".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório