Camões cria mecanismo de financiamento para resposta rápida a emergências
O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua apresentou hoje, em Lisboa, um mecanismo de financiamento no valor de 250 mil euros para apoiar ações de resposta rápida a emergências por parte de Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD).
© Instituto Camões
País Camões
Criado no âmbito da Estratégia Operacional de Ação Humanitária e de Emergência, o Instrumento de Resposta Rápida (IRR) pretende criar condições para o "financiamento de ações de emergência, a implementar por ONGD, de um modo célere, flexível e adequado".
Segundo Sérgio Guimarães, da Divisão de Ação Humanitária, Sociedade Civil e Cidadania do instituto Camões, o novo mecanismo "procura dar resposta a uma necessidade crescente de promover uma intervenção eficaz na área humanitária entre os diferentes parceiros".
Nesse sentido, explicou, será feita uma parceria com as organizações, o que perante uma emergência "permitirá colocar rapidamente no terreno os seus recursos".
"A sua operacionalização permitirá uma resposta de assistência imediata em situações de emergência, agravamento de crise humanitária e recuperação de contextos de crise aguda e compreende uma fase de pré-qualificação das ONGD portuguesas que poderão ser selecionadas como parceiras do Camões", explica, em nota, aquele instituto.
As regras e critérios para a pré-qualificação das organizações que poderão recorrer ao IRR foram acordadas com a Plataforma Portuguesa de Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD).
O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) que tem por missão propor e executar as políticas de cooperação, ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.
No instituto Camões, estão registadas 200 organizações não-governamentais.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com