Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Vamos reflorestar o planeta? Ofereça uma árvore este Natal

A cada minuto que passa o nosso planeta perde uma área florestal do tamanho de 36 campos de futebol.

Vamos reflorestar o planeta? Ofereça uma árvore este Natal
Notícias ao Minuto

08:04 - 14/11/19 por Filipa Matias Pereira

País Árvore

A cada minuto que passa o nosso planeta perde uma área florestal do tamanho de 36 campos de futebol. São 13 milhões de hectares de floresta que desaparecem todos os anos, uma área equivalente ao tamanho da Grécia. O cenário é preocupante, mas a plataforma de reflorestação Tree-Nation pretende contornar essa realidade. 

Conhecidas como o pulmão do planeta, as árvores absorvem "o CO2 da atmosfera, retendo o carbono e libertando oxigénio. Um ser humano emite, em média, nove toneladas de CO2 por ano, e uma única árvore tem capacidade de limpar até 250 kg deste gás durante a sua vida útil. Por cada árvore destruída não estamos só a emitir mais CO2 para a atmosfera, como a destruir um dos nossos aliados na luta contra as alterações climáticas", pode ler-se no comunicado enviado à redação do Notícias ao Minuto.

Fundada com o objetivo de "combater as alterações climáticas", a Tree-Nation conta já com 5 milhões de árvores plantadas em quatro continentes diferentes. Nesta plataforma são coordenados os "esforços de reflorestação em todo o mundo" e aí podem ser encontrados mais de "70 projetos relacionadas com plantação de árvores em 33 países diferentes. Até à data, mais de 118 mil cidadãos e 1500 empresas usaram a plataforma para plantar árvores".

“Não vai ser possível combatermos as alterações climáticas se não pararmos a desflorestação. Precisamos de plantar 4 mil milhões de árvores por ano, nos próximos 10 anos apenas para compensar a desflorestação que tem ocorrido na última década", afirma Maxime Renaudin, fundador e presidente da Tree-Nation, no comunicado. “As árvores são, pelo menos, 100 vezes mais baratas que a segunda melhor solução de armazenamento de carbono e trazem imensos benefícios ambientais e sociais. São um recurso natural que cresce por si só e não necessita da exploração de outros recursos para a sua produção”, acrescenta.

Sediada em Barcelona, a Tree-Nation usa a sua própria tecnologia para facilitar a plantação de árvores e tem disponíveis mais de 300 espécies. É possível, através de um clique, fazer o acompanhamento do crescimento da sua árvore, dos valores de CO2 compensados, entre outros aspetos.

E, como o Natal à porta, pode ainda oferecer uma árvore como presente. Para tal, basta clicar aqui, fazer a seleção da planta, escolher a espécie, o número de árvores que deseja oferecer e pode ainda escrever uma mensagem especial. Há árvores a partir de 0,10 euros. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório