Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

"O que não for bom para Espanha é mau para Portugal"

À margem da visita a Itália, o Presidente da República fez um breve comentário sobre as eleições que ocorrem, ontem, em Espanha.

"O que não for bom para Espanha é mau para Portugal"
Notícias ao Minuto

17:55 - 11/11/19 por Noticias ao Minuto

País Marcelo Rebelo de Sousa

Sem grandes análises, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa fez um breve comentário sobre as eleições que decorreram, este domingo, em Espanha, salientando a relação estreita entre ambos os países. 

"O que for bom para Espanha é bom para Portugal. O que não for bom para Espanha é mau para Portugal", frisou o chefe de Estado, em declarações aos jornalistas durante a tarde desta segunda-feira em Itália, à margem de uma visita ao Instituto português de Santo António, em Roma. 

O Presidente Marcelo desejou também "que corra tudo bem, agora que estão realizadas as eleições". 

"Que corra bem o rescaldo eleitoral e a formação de Governo e a situação política espanhola, que é importante. É um país vizinho, é um país irmão e é um país que connosco partilha muitíssimas posições na União Europeia", acrescentou.

Sobre o crescimento ds extrema-direita e a consolidação do Vox como terceira força política no parlamento espanhol, o Presidente da República negou-se a prestar qualquer comentário. 

É de recordar que os socialistas do PSOE ganharam as legislativas, elegendo 120 deputados, menos três do que nas eleições anteriores, enquanto o segundo partido mais votado foi o PP (direita), que fica com 88 deputados (tinha 66), seguindo-se o Vox (extrema-direita), que passa a ser a terceira força política em Espanha depois de mais do que duplicar a sua representação parlamentar, passando de 24 para 52 deputados.

Com estes resultados, o bloco dos partidos de esquerda (PSOE, Unidas Podemos e Mais País) totaliza 158 deputados num total de 350, enquanto o bloco de direita (PP, Vox e Cidadãos) alcança 152 lugares. Assim, é de prever a continuação do impasse na formação do executivo.

Leia Também: Analistas apostam num Governo em Espanha entre partidos de esquerda

Recomendados para si

;
Campo obrigatório