Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

PSP devolveu dois menores à mãe após pai ter fugido com eles há um ano

PSP interveio numa discussão entre dois cidadãos de nacionalidade estrangeira e desfez uma situação de conflito familiar envolvendo dois menores.

PSP devolveu dois menores à mãe após pai ter fugido com eles há um ano
Notícias ao Minuto

09:06 - 10/11/19 por Anabela Sousa Dantas

País PSP

Em 2018, um pai disse à mãe de dois menores que queria levá-los numa viagem de uma semana, com a avó paterna, a "um país do espaço europeu". Ela autorizou, mas o progenitor das crianças - de quem estará separada - saiu daquele país para parte incerta. O caso encontrou desfecho este mês, um ano depois, com intervenção da Polícia de Segurança Pública (PSP).

A autoridade informa, através de comunicado enviado às redações, que respondeu a uma ocorrência, no dia 18 de outubro, em Oeiras, onde "foram identificados dois cidadãos de nacionalidade estrangeira, que se encontravam a discutir por conflito relativo à guarda de dois menores".

Foi possível descortinar que o homem tinha acabado de chegar a Portugal, com os dois menores, residindo em Oeiras, depois de reter "com ele os filhos mudando de país para país". "Até à presente data, passou por de 15 países diferentes, sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos", escreve a nota da polícia.

A mãe, percebendo pelas redes sociais que os filhos se encontravam em Portugal, deslocou-se ao país e confrontou o ex-companheiro, "tendo conseguido ver os filhos por intervenção das autoridades policiais".

No passado dia 7 de novembro, a divisão policial de Oeiras, cumprindo a diligência processual emanada pelo Ministério Público, localizou e entregou à mãe os dois menores, apreendendo, como medida cautelar, os passaportes do visado.

"Assim, por decisão judicial e tendo vista acautelar a segurança das crianças, foram os filhos entregues à mãe, a título provisório, a qual deverá aguardar em território nacional, com os filhos, até que ocorra uma decisão final", termina o comunicado da PSP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório