Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Fim de semana vai ser um misto de sol a espreitar... com chuva e frio

Os meteorologistas apontam para uma descida da temperatura mínima esta sexta-feira, um quadro que se vai estender até amanhã. Para hoje ainda é esperada queda de neve.

Fim de semana vai ser um misto de sol a espreitar... com chuva e frio
Notícias ao Minuto

08:15 - 08/11/19 por Melissa Lopes

País Tempo

A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para um fim de semana com céu carregado e de chuva (especialmente no sábado) nas regiões do Norte e Centro. Além disso, conte com temperaturas mais baixas.

Para esta sexta-feira, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade na região Sul a partir do final da manhã. São esperados aguaceiros fracos nas regiões Norte e Centro, em especial no litoral até meio da tarde, e que poderão ser de neve acima dos 1000 metros de altitude. 

Ainda esta sexta-feira, conte também com uma pequena descida da temperatura mínima e possibilidade de formação de gelo ou geada em alguns locais do nordeste transmontano e Beira Alta.

No sábado e no domingo, o cenário será semelhante, com céu o a apresentar-se geralmente muito nublado e pouco nublado ou limpo na região Sul até meio da manhã.

São esperados aguaceiros no Minho e Douro Litoral a partir do início da manhã, estendendo-se gradualmente às restantes regiões, sendo fraca na região Sul, passando a regime de aguaceiros fracos, de norte para sul. Além disso, o IPMA frisa a possibilidade de o vento soprar forte na faixa costeira ocidental, com rajadas que podem ir até aos 80km/h.

No domingo, a previsão aponta para uma pequena subida da temperatura mínima, em especial nas regiões do Centro e Sul.

Esta sexta-feira, as temperaturas máximas vão oscilar entre os 18ºC de máxima em Faro, 16ºC em Lisboa e 15ºC no Porto e mínimas de 1ºC na Guarda, 3ºC em Bragança e Viseu e 4ºC em Vila Real, os distritos mais frios.

No sábado, Faro volta a ser o distrito mais quente, com previsão de 20ºC de máxima. Lisboa vai chegar aos 18ºC de máxima, sendo a mínima de 9ºC, a mesma que deverá ser registada no Porto, onde os termómetros vão atingir uma máxima de 16ºC. Neste dia, a temperatura mais baixa é esperada nos distritos da Guarda e Bragança (3ºC). Um cenário semelhante ao que se espera no domingo.

Na Madeira, onde não está prevista chuva nos próximos dias, os termómetros vão oscilar entre os 23ºC/24ºC de máxima, no Funchal, e os 22ºC em Porto Santo, com mínimas bastante simpáticas (a rondar os 18ºC). 

Para os Açores também não há previsão de chuva no fim de semana, apesar das nuvens. As máximas previstas rondam, em todos os grupos, os 21ºC, e as mínimas 16ºC. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório