Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Bebé retirado do lixo "está saudável. Ninguém diria o que lhe aconteceu"

O bebé continuará com proteção antibiótica duarante mais um ou dois dias, mas está "saudável".

Bebé retirado do lixo "está saudável. Ninguém diria o que lhe aconteceu"
Notícias ao Minuto

16:05 - 07/11/19 por Filipa Matias Pereira

País Bebé abandonado

O recém-nascido que foi encontrado num caixote do lixo junto a uma discoteca da capital "está saudável". A garantia é do corpo clínico do Hospital Dona Estefânia, onde o bebé foi analisado assim que foi encontrado. 

Em conferência de imprensa na tarde desta quinta-feira, o porta-voz da unidade hospitalar garantiu que, "não sabendo o que se passou, ninguém diria o que lhe aconteceu". Por precaução, o menino irá manter-se apenas com proteção antibiótica por mais um ou dois dias. 

Já quanto ao local para onde será encaminhado o bebé depois de ter alta, o médico vincou que essa é uma responsabilidade do Estado. "O hospital é um local onde estão internados indivíduos doentes, não estando doente" cabe ao Estado "encontrar um local onde alojar [o bebé] em comodidade e segurança até se resolver o seu problema social". 

O Hospital dará alta "para onde a tutela indicar que é lícito e seguro", garantiu, acrescentando que compete à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens encontrar "a solução e transmitir" à unidade hospitalar. 

Bebé está a ser alimentado a biberão

É expectável que dentro de um ou dois dias o bebé tenha alta, já que o quadro clínico não inspira cuidados. De acordo com o médico responsável, o menino está a ser alimentado a biberão. 

Aproveitou ainda o clínico para realçar o "bom trabalho" que foi feito "pela equipa da VMER que aqueceu, hidratou e estabilizou a criança. Nós só tivemos de completar o trabalho que foi iniciado. O trabalho mais complexo que a criança exigiu quando chegou foi dar-lhe um banho. Obviamente que foram feitas as análises e os exames necessários numa situação dessas, mas o resto foram basicamente cuidados de prevenção". 

Questionado relativamente a quantas horas de vida o bebé teria quando foi abandonado, o porta-voz do Hospital não conseguiu precisar, mas acredita que não teria mais do que "seis horas". Por não inspirar cuidados, a criança foi entretanto transferida para a unidade de neonatologia da Maternidade Alfredo da Costa (MAC). 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório