Estacionamento em cave e arranjo do Rossio em Aveiro a concurso

A Câmara de Aveiro lançou hoje o concurso público para a requalificação do Largo do Rossio e Praça General Humberto Delgado e a concessão do serviço público de estacionamento em parques subterrâneos.

Notícia

© iStock

Lusa
30/10/2019 11:40 ‧ 30/10/2019 por Lusa

País

Aveiro

Apesar da contestação de algumas associações, grupos informais de cidadãos e partidos políticos, além do arranjo à superfície e da reformulação dos acessos, o concurso hoje publicado em Diário da República abrange também a construção de um novo parque de estacionamento em cave no Rossio e a sua concessão por 40 anos.

A obra deverá ter uma duração de 16 meses, segundo estimativa avançada pelo presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves (PSD/CDS).

O executivo a que preside destaca no projeto de requalificação urbana o aumento da área verde em 64 metros quadrados e um novo parque arbóreo, bem como "a redução, para menos de metade, da área de circulação e estacionamento automóvel à superfície, sendo este apenas para cargas e descargas".

Ao contrário das críticas que convergiram na conclusão de que o estacionamento subterrâneo não se justifica pela procura existente e que o parque vai atrair ainda mais carros aquela zona central da cidade, Ribau Esteves sustenta que a obra vai reduzir a pressão automóvel.

O autarca refere que, ao reformular a circulação automóvel, permitindo apenas um sentido de trânsito na Rua João Mendonça, com a entrada automóvel para o Rossio e a entrada e saída de automóveis da cave do estacionamento a serem feitas do lado da Ponte de São João", é dado mais espaço aos peões e modos suaves de transporte, numa zona de forte procura turística.

Junto à fachada urbana os passeios passam a ter o dobro da área e será feita uma ciclovia dedicada a ligar as "Pontes" à Ponte de São João, segundo o projeto.

Outro dos aspetos que mais suscitou críticas nas versões iniciais foi a "aridez" à superfície, ficando a "Praça de Eventos" com 3.415 metros quadrados de área livre, sem obstáculos, na versão final.

Segundo os dados revelados pela autarquia, o parque de estacionamento em cave terá capacidade para 219 automóveis, 14 motas e 36 bicicletas, com ventilação natural e iluminação LED.

Outra zona sensível do centro da cidade que é abrangida pelo concurso público hoje anunciado no diário oficial é a Praça General Humberto Delgado, conhecida por "Pontes" ou ponte-praça, estando contemplado o aumento da área pedonal, construção de duas zonas de estar e redução da área de circulação automóvel.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas