Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Açores na rota de expedição que quer acabar com plástico nos oceanos

Os Açores são um dos locais escolhidos pela "eXXpedition Round the World", uma missão de dois anos que estuda microplásticos e substâncias tóxicas no oceano, visando identificar soluções para a poluição a partir de terra firme.

Açores na rota de expedição que quer acabar com plástico nos oceanos
Notícias ao Minuto

18:22 - 21/10/19 por Lusa

País Ambiente

A diretora de missão Emily Penn - cuja embarcação tem a bordo apenas mulheres, e chegou hoje a Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, na primeira paragem do navio, que zarpou de Plymouth, na Inglaterra - declarou à agência Lusa que "um dos grandes objetivos do projeto é desenvolver pesquisa científica" para "realmente compreender-se de onde vem o plástico e como se pode evitar que chegue ao mar, a partir de terra".

A embarcação vai realizar uma jornada de 38.000 milhas náuticas, sendo que a viagem de volta ao mundo tocará alguns dos ambientes marinhos mais importantes e diversos do planeta, o que irá obrigar a atravessar quatro dos cinco giros oceânicos, onde se sabe que o plástico oceânico acumula-se, e o Ártico.

Emily Penn refere que a segunda meta da missão - composta por várias equipas ao longo de dois anos, no total de 300 mulheres - é explicar que 70% do planeta é constituído pelo mar, sendo o terceiro objetivo "construir uma comunidade de fazedores de opinião", através das pessoas que aderiram ao projeto, para o qual submeteram candidatura 10 mil mulheres.

Espera-se que estas mulheres tenham "impacto depois quando regressarem a casa, ao seu país, à sua esfera de influência", visando resolver o problema global da poluição por via do plástico.

A bordo de expedição segue uma equipa de cientistas, no âmbito da parceria estabelecida com a Universidade de Plymouth, mas também pessoas de todas as áreas e nacionalidades, como cineastas, artistas, professores, 'designers', entre outros, uma vez que "não há uma única via para resolver este problema".

Para Emily Penn, a verdadeira transformação no uso do plástico começa na vida de cada um e nas suas rotinas, eliminando-se sacos, palhinhas, lancheiras dos filhos, entre outros elementos "com os quais se pode passar sem" nas residências e locais de trabalho.

A "eXXpedition Round the World" é, segundo os seus promotores, uma "oportunidade única para realizar pesquisas de ponta em plásticos oceânicos" e descobrir que plástico está a ser mal administrado e a terminar no oceano e, portanto, como resolvê-lo em terra.

Nos Açores, no âmbito de atividades com a população, os elementos da missão vão estar no Centro de Ciência Viva Expolab para sensibilizar para a problemática, promover um levantamento e ação de limpeza de lixo e visitar uma superfície comercial local para apontar alternativas ao uso do plásticos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório