Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

PróToiro quer impedir demolição da praça de touros de Viana do Castelo

Federação defende que Câmara Municipal vai destruir "património cultural com 70 anos".

PróToiro quer impedir demolição da praça de touros de Viana do Castelo
Notícias ao Minuto

19:27 - 20/09/19 por Notícias Ao Minuto

País Tauromaquia

A PróToiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia, quer impedir a demolição da praça de touros de Viana do Castelo, defendendo que a Câmara Municipal vai destruir "património cultural com 70 anos". 

PróToiro "critica e condena a Câmara Municipal de Viana do Castelo que aprovou a demolição da Praça de Touros da cidade, um património que assinala este ano o seu 70.º aniversário", começa por referir a Federação num comunicado enviado às redações

Para a PróToiro, trata-se de um "ataque ideológico à Cultura Tauromáquica" que "demonstra uma tremenda falta de respeito a gerações inteiras de vianenses que lutaram para construir esta praça na cidade".

"Após o Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto considerar inconstitucional qualquer proibição municipal de touradas, a PróToiro estuda a melhor forma de impedir a demolição deste património", acrescenta. 

Na Justiça, lembra, "continua a decorrer a ação contra a Câmara Municipal de Viana do Castelo, na qual se pede nulidade da declaração de cidade antitouradas".

Recorde-se que a Câmara de Viana do Castelo aprovou esta quinta-feira por unanimidade a demolição "praticamente integral" da antiga praça de touros, desativada desde 2009, por considerar ser a "opção técnica e economicamente viável" para a reconversão do imóvel em 'campus' desportivo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório